Ou seja, como filhos de Deus, precisamos fazer a diferença nesse mundo cheio de pecado. Mateus 05 versículos 13 e 14.
Versículo 13: “Vocês são o sal para a humanidade, mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser o sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam.”
Primeiro vamos falar sobre sal. O versículo 13 mostra que se um tempero não tiver sabor, não fará diferença. Se nós cristãos não fizermos um esforço para influenciar o mundo a nosso redor, seremos de pouco valor para Deus.
Se formos semelhantes ao mundo, não teremos importância. Nossos valores cristãos não devem se misturar com os mundanos, para que possamos influenciar outras pessoas positivamente, da mesma maneira que o tempero da comida ressalta o melhor sabor.
Marcos 09 versículo 50 diz assim: “O sal é uma coisa útil; mas, se perder o gosto, como é que vocês poderão lhe dar gosto de novo? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros.”
Jesus, a quem nós devemos toda honra e glória, usou o sal para ilustrar três qualidades que devem ser encontradas no cristão:
1- Devemos lembrar a fidelidade de Deus, assim como o sal usado no sacrifício lembra a aliança de DEUS com seu povo (Lv 2:13);
2- Devemos causar uma diferença no “sabor” do mundo em que vivemos, exatamente como o sal muda o sabor dos alimentos;
3- Devemos agir de modo “contrário” à decadência moral da sociedade, assim como o sal evita que o alimento venha a se decompor.
Quando perdemos o desejo de “salgar” a terra com o amor e a mensagem de Deus, tornamo-nos inúteis para Ele.
Agora é hora de ler Lucas 14 versículos 34 e 35.
Versículo 34: “O sal é uma coisa útil; mas, se perde o gosto, deixa de ser sal.”
Versículo 35: “É jogado fora, pois não serve mais nem para a terra nem para o monte de esterco. Se vocês têm ouvidos para ouvirem, então ouçam.”
É, o sal pode perder seu sabor. Quando o sal é molhado e depois seca, fica apenas um insípido resíduo. Podemos ver muitos cristãos se misturando com o mundo e evitam o custo de se posicionar definitivamente a favor de Cristo. Mas Jesus disse que quando eles perdem o “sabor” se tornam inúteis. Da mesma forma que o sal conserva e dá o paladar à comida, nós cristãos devemos preservar o bem no mundo sendo diferentes e trazendo um novo sabor à vida. Realmente temos sido sal da terra?
Agora o versículo 14 de Mateus 05 diz: “Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre o monte.”
É possível esconder uma cidade que fica no topo de uma montanha? Não, de noite, sua luz pode ser vista a quilômetros de distância. Pois se vivermos para Cristo, certeza que brilharemos como luzes e mostraremos aos outros como Cristo realmente É. Se nos juntarmos a multidão, se negarmos a Luz Verdadeira, se deixarmos o pecado escurecer a luz que há em nós e se não explicarmos a origem de nossa luz, esconderemos nossa Luz! Temos que ser um farol da verdade e não ocultar a luz de Cristo ao restante do mundo!
“…para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha, sejam filhos de DEUS, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de DEUS. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu.” Filipenses 02:15.
Pois bem, nossa vida deve ser caracterizada pela pureza moral, paciência e serenidade para que possamos “resplandecer como luz no mundo” em um mundo, diga-se de passagem, pervertido e corrupto. Uma vida transformada (com a luz de Deus) representa um efetivo de testemunho da Palavra de DEUS. Será que nossa vida está brilhando com o esplendor de Deus ou está obscura com as armadilhas de satanás? Vamos brilhar para que o mundo possa ver Deus em nossa vida.
Mais de Filipenses, agora o capítulo 01 e os versículos 10 e 11.
Versículo 10: “…a fim de que saibam escolher o melhor. Assim, no dia da vinda de Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e de qualquer culpa.
Versículo 11: “A vida de vocês estará cheia de boas qualidades que só Jesus Cristo pode produzir, para a glória e o louvor de Deus.”
Paulo queria que os filipenses alcançassem a capacidade de diferenciar o certo e o errado, o bem e o mal, o vital e o trivial. Devemos também pedir discernimento moral a Deus a fim de conservarmos nossos valores cristãos bem como os morais. Estamos realmente diferenciando o certo e o errado?
Vamos ler Hebreus 05 versículos 13 e 14.
Versículo 13: “E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado.
Versículo 14: “Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mal.”
Para conseguirmos um “upgrade” em nossa vidas, ou seja, passando de cristãos infantis para cristãos amadurecidos, devemos aprender o discernimento.
Devemos treinar a nossa consciência, nossos sentidos, nossa mente, e nosso corpo para distinguir o bem e o mal. Nós realmente temos noção do que é certo e errado? Precisamos ter em mente que à medida que crescemos no Senhor, e colocarmos em prática aquilo que aprendemos, nossa capacidade de entender também crescerá.
Para meditar: Provérbios 04 – As Vantagens da Sabedoria! Versículo 18: “A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até o dia ser claro.”
Soli Deo gloria
Autor: Uma Mensagem de Vida
Muito Boa a mensagem preguei através desta mensagem.muito obrigado mande alguma pregação pra mim.agradeco muito
Excelente texto. Aprendi muito. Parabéns.
Amados,
paz Do Senhor Jesus.
Gostei muito da explanação deste ASSUNTO, fui muito ABENÇOADO com ele.
Que Deus os ABENÇOE.
Abraço.
Att.
Pr Pedro.
Amém Pr Pedro! Glória a DEUS pela mensagem!
Continue orando por nós!
Deus nos abençoe!
Um abraço,
Uma Mensagem de Vida