“Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que crêem, primeiro os judeus e também os não-judeus.
Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.” Romanos 1: 16 e 17
Paulo não tinha vergonha pois falava sobre as Boas Novas a respeito de Jesus Cristo, uma mensagem de salvação que tem o poder de transformar vidas e é destinada a todos!!
Você pode se perguntar: Tudo bem, se as Boas Novas são destinados a todos, por que o evangelho foi anunciado primeiro para os judeus?
Vamos lá: por mais de dois mil anos o povo judeu tinha a experiência como povo especial de Deus devido à aliança de Abraão com o Senhor, pois Ele prometeu grandes bençãos aos descendentes do patriarca.
Jesus veio dos judeus em cumprimento da promessa a Abraão e porque Deus queria mostrar Seu amor e Sua misericórdia à toda humanidade.
É bom entendermos que Deus não escolheu os judeus porque mereciam. Vamos ler o que Moisés disse ao povo em Deuteronômio 7: 7 e 8:
“O SENHOR Deus os amou e escolheu, não porque vocês são mais numerosos do que outros povos; de fato, vocês são menos numerosos do que qualquer outro povo. Mas o SENHOR os amou e com a sua força os livrou do poder de Faraó, o rei do Egito, onde vocês eram escravos. Ele fez isso para cumprir o juramento que tinha feito aos nossos antepassados.”
Deus não elegeu o povo para o papel de favorito, mas para que contassem ao mundo o plano da salvação. Durante séculos, os judeus aprenderam a respeito de Deus por meio da obediência às suas leis, da celebração de festas e de uma vida de acordo com seus princípios morais.
Em muitas vezes, esqueceram-se das promessas e das leis de Deus e em várias ocasiões foram castigados, mas mesmo assim, possuíam a preciosa herança: a fé no único e verdadeiro Deus.
De todas as pessoas no planeta, os judeus deveriam ser os mais ansiosos por receber o Messias e entender a missão e a mensagem de Jesus, mas apenas alguns conseguiram.
Os discípulos e o apóstolo Paulo foram uns dos judeus fiéis que reconheceram em Jesus a mais preciosa dádiva de Deus à humanidade!
Autor: Uma Mensagem de Vida