O capítulo 14 de Lucas começa com Jesus comendo na casa de um fariseu. (Os fariseus seguiam rigorosamente as leis mosaicas, as tradições e os costumes dos antepassados.) O Mestre fala sobre o sábado, depois sobre humildade e na sequência Ele entra no assunto do Grande Banquete. Vamos ler:
“ 15 Ao ouvir isso, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: “Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus”.
16 Jesus respondeu: Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17 Na hora de começar, enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: “Venham, pois tudo já está pronto”.
18 Mas eles começaram, um por um, a apresentar desculpas. O primeiro disse: “Acabei de comprar uma propriedade, e preciso ir vê-la. Por favor, desculpe-me”.
19 Outro disse: “Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me”. 20 Ainda outro disse: “Acabo de me casar, por isso não posso ir”.
21 O servo voltou e relatou isso ao seu senhor. Então o dono da casa irou-se e ordenou ao seu servo: “Vá rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos”.
22 Disse o servo: “O que o senhor ordenou foi feito, e ainda há lugar”. 23 Então o senhor disse ao servo: “Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia.
24 Eu lhes digo: Nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.
Já imaginou você receber um convite para uma grande festa e logo em seguida recusar esse convite? Pois é… não é de agora que muitas pessoas estão recusando o convite de Cristo para o Grande Banquete!
Como lemos, o Mestre mostrou que muitos que foram convidados para a Festa do Reino de Deus não estarão presentes. No contexto, refere-se aos judeus que não aceitaram o Messias.
Mas infelizmente, muitas pessoas ainda estão recusando o convite de Cristo! Compromissos profissionais, responsabilidades familiares, problemas financeiros e ou falta de tempo não podem ser mais importantes do que o convite do Mestre!
Diga-se de passagem, esse é o convite mais importante de nossas vidas e nada, absolutamente nada, pode ser mais importante do que o Grande Banquete!
Até quando vamos continuar dando desculpas para aceitar o convite de Cristo? Vale lembrar que virá o tempo quando Deus retirará o convite e então não será mais possível participar do Grande Banquete! Pense nisso!
Autor: Uma Mensagem de Vida