O que podemos ver no Salmo 112 são promessas! O primeiro verso diz assim: “Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos.”
Todo mundo sabe quais são os deveres de um homem: ser fiel à esposa, oferecer a sua família alimentação, moradia e roupas e ser uma pessoa de caráter exemplar.
Mas por que é necessário ser assim? Qual é a motivação? Como vimos, o Salmo começa com um extraordinário desafio e depois segue com uma lista gigantesca de promessas para a família.
2 Seus descendentes serão poderosos na terra, serão uma geração abençoada, de homens íntegros. 3 Grande riqueza há em sua casa, e a sua justiça dura para sempre.
4 A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso, compassivo e justo. 5 Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios.
6 O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele. 7 Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor. 8 O seu coração está seguro e nada temerá. No final, verá a derrota dos seus adversários.
9 Reparte generosamente com os pobres; a sua justiça dura para sempre; seu poder será exaltado em honra. 10 O ímpio o vê e fica irado, range os dentes e definha. O desejo dos ímpios se frustrará.
Também podemos ver algumas afirmações: luz na escuridão como recompensa por ser íntegro, bondoso, compassivo e justo; vitória por retornar à generosidade; um coração firme; segurança; honra.
O que acontece em nossa família será o resultado direto das coisas pelas quais somos responsáveis. Não podemos esquecer o desafio: honrar e obedecer a Deus. Querer o que Deus quer é o que deve nos motivar.