Relacionar-se com alguém é estar disposto a assumir compromissos. O relacionamento exige renúncia, respeito, disciplina e total entrega. Quando falamos então de intimidade com Deus tudo isso se torna mais prazeroso, pois teremos um contato permanente com o nosso Pai, aquele que segundo o salmista diz: “Tu formaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe” (Salmos 139:13).
Sem Deus somos presa fácil. Caímos fácil no laço do passarinheiro. Caminhamos com vendas nos olhos rumo ao abismo. Mas com o Altíssimo temos esperança, vivemos pela fé e temos esperança no amanhã, porque o Senhor cuida de nós. Em Jeremias 29:11 a Palavra de Deus diz: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”.
EXEMPLO DE RELACIONAMENTO COM DEUS
Quando falamos de relacionamento com o Senhor não podemos passar sem citar Abraão, pois aprendemos com o patriarca a importância de conhecer os propósitos e promessas de Deus, a fim de amadurecer no exercício da fé. Por confiar no Todo Poderoso, Abraão pôde corajosamente:
1) Deixar sua terra e sua família e ir para um lugar que desconhecia (Gênesis 12:4);
2) Acreditar que sua esposa, apesar de ter idade avançada, assim como ele, ainda geraria um filho (Gênesis 15:6);
3) Entregar, em obediência a Deus, seu filho como sacrifício (Gênesis 22:1-19).
Um ponto interessante, apesar de Abraão obedecer ao Senhor, é que por diversas vezes Deus procurou o patriarca para fazer revelações. Em muitos casos, Abraão não entendia de imediato, mas passou a compreender no decorrer dos anos, pois precisava amadurecer na fé. A grande lição que nos deixa o Pai da Fé é que o processo de transformação é longo e complexo.
Precisamos nos entregarmos a Deus. Passamos intensamente por um processo de crescimento espiritual que, acima de tudo, exige paciência. Relacionamentos podem começar a qualquer momento, mas intimidade leva tempo e exige sacrifício, resiliência e total entrega. Tiago 4:8 alerta: “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração”.
Um relacionamento sincero com o Senhor precisa haver sede de Deus, e do Deus vivo, como nos releva o salmista: “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?” – Salmos 42:1-2. O momento é de se achegar a Deus. De graça ele nos ensinará, gratuitamente nos dará sabedoria, paz e esperança. Sem nos cobrar nada, Ele nos conduzirá por caminhos seguros e até um dia estamos definitivamente na glória eterna, onde não haverá dor, choro e nem tristeza.
Nosso Deus, mais uma vez, te procura, assim como foi ao encontro de Abraão (POR DIVERSAS VEZES), para ter um relacionamento contigo.