Elias foi um homem de Deus, mas viveu um conflito. Foi um profeta, alguém que se dedicava a cumprir a missão de Deus para seu povo. Porém, ele cansou-se, frustrou-se e sentiu dor na alma, a solidão do caminho. Assim como Elias, diariamente nos deparamos com pessoas e podemos nos reconhecer nesta mesma condição, lidando constantemente com angústia e ausência de força para lidar com nossas frustações. Por outro lado, está cada vez mais escassa, a disponibilidade de ouvidos para escutar as dores da sociedade. Estamos ocupadas(os) demais com nossos próprios problemas para escutar os conflitos alheios – (leia 1 Reis 19 para conferir a história de Elias).
Mas você pode dizer: o que tenho eu a ver com Elias?
Tudo! Porque somos seres humanos sujeitos aos melhores e piores sentimentos. Nos entregamos aos problemas e não àquele que resolve as tormentas. Dialogamos com pessoas sobre os desafios e não abrimos o coração a Deus. Reclamamos e não solicitamos a direção do Altíssimo. O momento ruim passa e precisamos estar atentos a respeito das lições que essas dificuldades nos dá.
Percebemos quando estamos em conflitos, pois ficamos impacientes, desanimados, tristes, sem vontade de nada. Não queremos levantar da cama e nada nos motiva. Em contrapartida, tudo nos incomoda, qualquer situação nos tira do sério e literalmente desejamos ficar a sós, igual Elias entrou dentro da caverna e se isolou. Mas o que fazer nos momentos de conflitos? Se achegar a Deus por meio da oração!
Maria Derly, líder ministerial, afirma: “A oração é um momento de intimidade. Somos livres. Para falar com uma autoridade na terra temos de marcar hora, mas podemos falar com Deus a todo instante”. Aproveite este momento de intimidade. Crie, cuide e intensifique este relacionamento com o Pai. Chore, sim, pois isso faz bem! Mateus 5:4 – “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.”
“Este é o meu consolo no meu sofrimento: a tua promessa dá-me vida” – Salmos 119:50. Somente em Deus temos vida. Fale com ele e relate tudo aqui que te incomoda ou entristece. O Senhor nos ajuda sempre, independentemente dos conflitos que enfrentamos. ELE ESTÁ CONTIGO!