Hoje vamos refletir sobre o Salmo 23, do 1 ao 6. Nestes seis cânticos tão conhecidos, veremos a mensagem preparada por Deus aos nossos corações. Graças ao Altíssimo somos contemplados por uma VIVA e restauradora Palavra de Deus que se renova a cada manhã.
Intitularemos este estudo como: O DEUS DE TODAS AS SITUAÇÕES
Verso 1 – O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará
Ao contrário de muitas igrejas se apoiarem apenas na prosperidade financeira, este trecho nos revela que nada faltará ao cristão, sejam coisas boas ou ruins. Porém, o grande diferencial é que o Senhor cuida de suas ovelhas e sempre estará presente em todas as situações. Como nos ensina o apóstolo Paulo, o Altíssimo está acima de todas as coisas e o importante para o cristão é nunca abandonar a Deus.
Verso 2 – Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas
A ovelha é medrosa, pois se assusta rápido e como consequência sempre opta pela fuga. Com este desespero, sempre foge das situações e para o lugar errado. Porém, neste trecho aprendemos que o pastor impede a ovelha de chegar à beira do rio e cria um caminho com o seu cajado para a água chegar até a ovelha. O Senhor sempre cuida de nós nos mínimos detalhes.
Verso 3 – Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome
Os lobos estão em todos os lugares alvoroçados e muito interessados nas ovelhas. A ovelha conhece a voz do seu pastor. A ovelha precisa do seu pastor em todos os cuidados. A ovelha se perde do seu pastor quando opta por caminhos perigosos. Mas, a ovelha que ouve a voz do seu pastor sempre terá refrigério e será conduzida a um caminho seguro.
VERSO 4 – Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam
Ao contrário de muitos pastores, o bom, o grande e o sumo Pastor tem cuidado de suas ovelhas. E uma ovelha vale muito para Deus. Mesmo quando alguma se desgarra e caminha para a perdição, o pastor saí à sua procura. O pastor a encontra, tira-a do buraco e sara todas as suas feridas.
Verso 5 – Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda
Este trecho aponta para a provisão de Deus para os seus filhos, para as suas ovelhas. Aqui temos a certeza de que Deus cuida daqueles que são seus. E o principal: ELE NÃO ABRE MÃO. Dentro do aprisco havia comida abundante para as ovelhas no fim do dia, e ali elas não apenas podiam se alimentar, mas também podiam repousar em segurança.
Verso 6 – Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Imaginemos o pastor que não abre mão de uma ovelha o qual seria o valor de todas juntas a Ele?! Este é o nosso Deus. Se nós ovelhas estamos seguras hoje é porque a bondade e a misericórdia do Senhor têm nos alcançado todos os dias. Continuemos a ouvir a voz do bom, do grande e do sumo Pastor, pois só assim habitaremos na Casa do Senhor por longos dias.