Quando lemos um título assim, sem dúvida alguma, de imediato, causa um tremendo espanto. Porém, quando mergulhamos na Palavra de Deus somos levados à reflexão sobre o tema. Existe algo pior do que o pecado?
Hebreus 12:1-2 nos ensina: “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta; tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus”.
Nestes dois versículos existem detalhes a serem explorados:
1) …livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado
Muitas vezes estamos tão cegos somente pelo pecado (todos perdoados na cruz do calvário) e esquecemos dos embaraços diários que tentam e nos envolvem se não houver vigilância. Estes embaraços ou tudo aquilo que nos atrapalha, nos levarão a uma vida aflita, sem esperanças e triste. Isto é, estaremos vulneráveis ao pecado.
Veja bem, chamamos a sua atenção para atitudes diárias, como o pessimismo, palavras maldosas, falta de amor, entre tantas outras coisas. O inimigo primeiro tenta nos embaraçar para nos fazer pecar e, consequentemente, nos levar à morte. PENSE NISSO.
2) … corramos com perseverança (ou paciência) a corrida que nos é proposta
Correr com perseverança é se apressar em fazer a nossa parte. Isto é, depois que fugimos do embaraço, do peso ou fardo que tentam nos colocar, devemos ser praticantes da Palavra de Deus, orar e consagrar as nossas vidas e entender que tudo depende de Deus e nada dependente do homem. O Senhor nos guiará conforme a Sua vontade e nos preparará para agir de acordo com o Teu querer.
3) … tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus
Depois de fugir do embaraço e correr com perseverança a corrida que nos é proposta, devemos manter os olhos fitos em Jesus. Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. Ele suportou a cruz, desprezando a vergonha e está com o Pai. Deus nos convida a uma vida edificada na Rocha. Sem embaraços, sem mágoas, mentiras, justiças com as nossas próprias mãos, frustrações, rancor, etc.
Pecamos todos os dias sim e o Senhor perdoa um coração contrito e arrependido. Mas antes de chegarmos nesses pecados existem embaraços que aceitamos sem questioná-los. Isaías 53:5 – “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
Quais são os embaraços que impedem a sua vida de andar? Jesus te ama e quer te ajudar, mas você precisa deixar o Todo Poderoso entrar em seu coração. Apocalipse 3:20 – “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.”
DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE!