O livro de 1 Crônicas, escrito por Esdras, de acordo com a tradição judaica, mostra a árvore genealógica, começando por Adão. Mas no capítulo 4, onde podemos ver os descendentes de Judá, o autor fez questão de destacar um homem: Jabes, que em hebraico, este nome soa parecido com a palavra que significa dor.
Vamos ler os versículos 9 e 10: “Houve um homem chamado Jabes, que foi a pessoa mais respeitada da sua família. A sua mãe pôs nele o nome de Jabes porque ela havia sofrido muito durante o parto. Mas Jabes orou assim ao Deus de Israel: Ó Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras. Fica comigo e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor. E Deus atendeu a sua oração.”
É interessante notar que Esdras lembrou de Jabes, não por um ato heróico, mas sim por sua oração. Note que em sua oração, Jabes pediu a Deus que o abençoasse, ajudasse em seu trabalho, fosse com ele em tudo e o livrasse de dificuldades e dores. Jabes reconheceu a Deus como o verdadeiro centro de tudo em sua vida.
Jabes também pede a Deus para ser protegido do mal. Nós podemos usar essa oração como exemplo e pedir a Deus que nos proteja de todo o mal que inevitavelmente nos cerca, já que vivemos em um mundo pecaminoso.
Mas lembre-se que é importante evitar desejos e ações malignas que têm inicio dentro de nós. Afinal, além de buscarmos a proteção de Deus, também devemos pedir que Ele guarde os nossos pensamentos e ações.
Autor: Uma Mensagem de Vida