Certa vez uma pessoa contou-me a seguinte história: “Eu estava em meu trabalho, falando sobre Jesus e um colega me disse que na bíblia Deus proíbe adoração a outros deuses, mas por que em Números 21: 4 a 9, Deus pede para erguer, em um poste, uma cobra de metal?”
A pessoa ficou sem resposta quanto a pergunta e disse ao colega de trabalho que depois traria a resposta! Lembrei-me deste episódio, depois de ler Números 21. E hoje quero compartilhar com você o que eu compartilhei com essa pessoa! Vamos a leitura: “Partiram eles do monte Hor pelo caminho do mar Vermelho, para contornarem a terra de Edom.
Mas o povo ficou impaciente no caminho e falou contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que vocês nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não há água! E nós detestamos esta comida miserável!”
Então o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo, e muitos morreram. O povo foi a Moisés e disse: “Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você.
Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós”. E Moisés orou pelo povo. O Senhor disse a Moisés: “Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá”.
Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo.”
Se você leu o verso oito onde diz: “O Senhor disse a Moisés: “Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá” pode pensar: – É verdade, Deus manda olhar para a cobra se quiser ser curado!!!
Pois é, quando a Bíblia é interpretada erroneamente, a heresia nasce! Não duvide ver por aí igreja inventando a “Unção de cura da cobra de bronze.” MISERICÓRDIA!!!
Vamos entender o que o texto explica! Primeiro: Deus utilizou as cobras venenosas para punir as pessoas pela incredulidade e reclamações. No deserto havia uma grande variedade de cobras e ser mordido por uma delas significava morte lenta e dolorosa.
Segundo: Quando a cobra de metal foi pendurada em um poste, os israelitas não sabiam o significado que Jesus atribuiria a este acontecimento. Vamos ler João 3 14 e 15: “Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.”
Ou seja, Jesus explicou que da mesma forma que os israelitas foram curados do veneno das cobras ao olharem para a cobra de metal erguida no poste, todos que crêem na morte expiatória* do Filho de Deus, que foi pendurado em uma cruz, podem ser salvos do pecado.
Não era a cobra que curava as pessoas, mas sim a fé que cada pessoa tinha de que Deus daria a cura! A fé foi demonstrada pela obediência às instruções de Deus!
Agora, para finalizar, um pequeno comparativo entre os israelitas e nós.
ISRAELISTAS – Mordidos por cobras
NÓS – Mordidos pelo pecado
ISRAELITAS – Inicialmente pouca dor e depois intenso sofrimento
NÓS – Inicialmente pouca dor e depois intenso sofrimento
ISRAELITAS – Morte física devido ao veneno das cobras
NÓS – Morte espiritual devido ao veneno do pecado
ISRAELITAS – Cobra de bronze erguida no deserto
NÓS – Jesus levantado em uma cruz
ISRAELITAS – Ao olhar para a serpente poupava a vida da pessoa
NÓS – Ao crer em Cristo a pessoa é salva da morte eterna
Ler a Bíblia e estudá-la a luz do Espírito Santo é muito importante para o nosso crescimento espiritual e assim ter verdadeira comunhão com Deus! Agradecemos a Ele por sua visita, mas por favor, não deixe de ler a Bíblia!
Autor: Uma Mensagem de Vida
* A definição para morte expiatória: é quando alguém morre em nosso lugar. Alguém inocente! E foi o que aconteceu com Jesus, afinal, Ele era o Único que poderia morrer em nosso lugar para nos salvar.
Mas é bom ter em mente que tudo o que Cristo passou, Ele passou em nosso lugar e por amor! Nunca esqueça desse detalhe!!
Marcos 10:45 – “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”



