O termo aliança representa um pacto, acordo, tratado ou um contrato de união entre duas partes. No mundo cristão, aliança equivale a um casamento com Deus. Isaías 54, versos 5 e 6 afirma: “Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra.
Porque o SENHOR te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito; como a mulher da mocidade, que fora desprezada, diz o teu Deus”.
Baseado no trecho do profeta Isaías percebemos que uma aliança só existirá quando houver verdadeiramente fidelidade ao Senhor. Essa fidelidade vai garantir segurança pessoal e familiar. Salmos 37: 4 e 5 diz: “Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará”.
Noé – Na Bíblia Sagrada temos vários personagens que fizeram uma aliança com Deus e foram vitoriosos. Um deles foi Noé. Vamos ver Gênesis 6, verso 18: “Mas contigo estabelecerei o meu pacto; e entrarás na arca, tu e o teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo”.
Abraão – Mais adiante, em Gênesis 15: 17 e 18, Deus fez um pacto com Abraão prometendo tornar os seus descendentes em uma grande nação. “E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades. Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates.”
Moisés – Este homem foi intermediador entre nosso Deus e povo de Israel. O Senhor se comprometia a cuidar de todo aquele que fizesse uma aliança com Ele. Veja o que diz Moisés 19, versos 5 e 6: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo”. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel”.
Conclusão – Para termos uma aliança com Deus precisamos renunciar muitas coisas. Precisamos seguir os mandamentos do Senhor. Há três anos e meio um dos autores deste blog renovou seu contrato com o Senhor. E até aqui Ele tem ajudado. Restaurou a vida dessa pessoa, libertou dos vícios e tem cuidado dela como uma propriedade peculiar (lembra do trecho que lemos acima?).
Nós, cristãos, hoje, renovamos nossa aliança com o Senhor mensalmente. Participamos da Santa Ceia. Fazemos isso para obedecer ao que Deus nos ordenou. Em Lucas 22:20 diz. “Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós”.
Vale a pena servir ao Senhor. Vale a pena ter uma aliança verdadeira com Ele!
Deus abençoe!!!
Autor: Uma Mensagem de Vida