A vigilância é necessária para uma vida sadia com Deus. Em todos os momentos somos desafiados pelo adversário, seja sentimentalmente, financeiramente, fisicamente, intelectualmente, etc. a trilhar um caminho solitário e perigoso. Por nós mesmos, jamais venceremos, porque existe uma dependência humana do poder Altíssimo. Tentar sobressair diante do mal por forças únicas é um erro primário e doloroso.
A principal e mais importante ação para vencer o mal é a humildade adquirida por meio do temor a Deus. Provérbios 15:33 nos ensina: “O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra”. A humildade e o temor ao Senhor são vida: “A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida” – Provérbios 22:4.
A Palavra de Deus também diz em Mateus 26:41 que além da vigilância a oração é essencial: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Um pouco antes, em Mateus 24:42-44, o Senhor nos orienta sobre a sua vinda: “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam”.
Em Efésios 6:18 somos convocados a orar em todas as ocasiões: “Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”. E a mente também precisa estar preparada, isto é, somos orientados por Pedro a deixar a emoção de lado a fim de priorizar a razão: “Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e ponham toda a esperança na graça que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado” – 1° Pedro 1:13.
Lucas, em dois versículos, nos convida a não sobrecarregarmos o coração com os desejos carnais, pois assim ficaremos vulneráveis. “Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer e estar em pé diante do Filho do homem” – Lucas 21:34-36.
Talvez, você leu este texto até aqui e pensou: “Meu Deus eu preciso ser mais vigilante”. Sim é verdade! O Senhor Jesus te ama tanto que o trouxe aqui e, como Ele é infinitamente mais, fez muito mais além de oferecer este texto, lhe concedeu uma “receita maravilhosa” com versos inspirados à prática do bem. Deus tem planos maravilhosos de vida, paz e amor, mas temos um adversário rugindo para nos tragar.
1° Pedro 5:8-9 – “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.”