Se você não conhece a história de Jó, ou só conhece de ouvir falar, então fica a dica: leia o livro de Jó que está disponível na Bíblia. O livro conta a história de um homem bom, honesto e fiel a Deus que…Bem, vou parar por aqui para não dar spoiler. Vale muito a pena conhecer a história de Jó.
E dentro de tantas lições, tem uma em espacial que quero compartilhar com você: mesmo sofrendo, Jó sabe que seu Redentor vive e foi justamente isso o que ele declarou no verso 25 do capítulo 19: “porque sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra”.
Primeiro vamos entender a palavra Redentor; ela se refere a uma pessoa, geralmente um parente, que vem em auxílio de alguém que sofreu violência ou foi explorado. Mesmo em meio a uma insuportável aflição e dor, Jó declara que seu Redentor vive.
Quantas vezes nós já percebemos que as “coisas” não andam do jeito que queremos e temos a impressão de que tudo e todos estão contra nós. O emprego foi perdido ou se tornou incerto, as contas, por mais que o “cinto tenha sido apertado”, continuam aumentando, pessoas queridas e próximas estão morrendo, o país passando por um turbilhão de problemas, a injustiça está em todos os lados e nós, começamos a pensar:
Será que ainda existe uma luz no fim do túnel?
Será que vale a pena manter a esperança viva?
Independente da dor, da frustração, do turbilhão de problemas, das mortes, da injustiça, o nosso Redentor vive! Nada pode derrubar ou vencer nosso Salvador!
Vamos respirar fundo, orar e fazer como Jó fez: manter a esperança naquEle que nos amou primeiro e enviou seu Filho para assumir sobre Sí todo o sofrimento que estava destinado a nós. Sua morte nos redimiu da culpa e do pecado e hoje ressuscitado, podemos declarar através do nome de Cristo Jesus que o nosso Redentor vive!