Ouça a mensagem!
“Com furor caminhas pela terra, com ira trilhas as nações. Tu saíste para salvar o teu povo, para salvar o teu ungido. Esmagaste a cabeça da nação ímpia, descobriste de ponta a ponta os seus fundamentos.” (Habacuque 3.12-13)
Quando olhamos ao nosso redor, muitas vezes, nos deparamos com um mundo turbulento, cheio de conflitos, injustiças e tribulações. Diante dessas circunstâncias, é fácil ser consumido pelo medo e pela ansiedade. No entanto, como cristãos, somos chamados a confiar em Deus, mesmo nos momentos mais sombrios.
O profeta Habacuque nos lembra da majestade e do poder de Deus. Ele descreve como Deus caminha pela terra com furor e ira contra as nações ímpias. Como, em seu poder, Ele abala as estruturas do mundo, controla o tempo, leva fogo e peste para onde quer, e amedronta os mares e os céus, apenas para ir em resgate do Seu ungido. (Habacuque 3.3-13)
Mas não devemos esquecer que o Senhor também é um Deus de salvação. Ele sai para salvar o Seu povo, para resgatar os Seus.
Essas palavras não apenas revelam Sua justiça, mas também trazem conforto e esperança. Sabemos que, mesmo quando enfrentamos adversidades aparentemente insuperáveis, o Senhor está no controle. No caso do profeta Habacuque, ele sabia que as adversidades eram resultado do pecado do seu próprio povo.
O livro de Habacuque se inicia com o profeta questionando a Deus sobre o motivo de tanta opressão e injustiça. Então Deus o responde, anunciando uma medida trágica: Judá tomaria do cálice da ira de Deus. Ele suscitaria um povo cruel para exercer juízo sobre o seu povo, destruindo totalmente a nação, dispensando o povo para outra terra e colocando abaixo o Templo de Salomão.
Diante de tal revelação, Habacuque questiona o Senhor: Como Deus sendo tão santo, puro e justo se utilizaria de um povo ímpio para executar seu juízo sobre o seu próprio povo?
Então Deus dá a Habacuque uma visão sobre o futuro, a qual ele deveria registrar e divulgar, pois seria cumprida à risca, o que impressionantemente aconteceu durante os próximos 70 anos! Após receber tão grandiosa e terrível revelação vinda de Deus, Habacuque faz uma maravilhosa oração, em forma de canto, na qual ele clama por misericórdia, pelo avivamento da obra do Senhor e sua proteção ao longo dos anos.
Portanto, em vez de ceder ao desespero, devemos colocar nossa confiança naquele que é poderoso para salvar. Mesmo quando tudo parece estar fora de controle aos nossos olhos, Deus está trabalhando nos bastidores para cumprir Seus propósitos soberanos. Ele é o nosso refúgio e fortaleza, um socorro bem presente nas tribulações.
Lembre-se das palavras de Habacuque e renove sua fé na soberania divina. Confie que, apesar das aparências, Deus está no comando. Ele é capaz de transformar o caos em ordem, o desespero em esperança e a morte em vida. Portanto, entregue suas preocupações ao Senhor e deixe que Sua paz que excede todo entendimento guarde o seu coração e a sua mente em Cristo Jesus (Filipenses 4.7). Amém.
DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE!
1) O profeta Habacuque entoou esta oração:
2) Ouvi a teu respeito, Senhor; estou maravilhado com tuas obras. Neste momento de tanta necessidade, ajuda-nos outra vez, como fizeste no passado. E, em tua ira, lembra-te de tua misericórdia.
3) Vejo Deus atravessar os desertos, vindo de Edom; o Santo vem do monte Parã. Interlúdio Seu esplendor envolve os céus, e a terra se enche de seu louvor.
4) Sua vinda é radiante como o nascer do sol; raios de luz saem de suas mãos, onde está escondido seu poder.
5) A peste marcha adiante dele, e a praga vem logo atrás.
6) Quando ele para, a terra estremece; quando ele olha, as nações tremem. Ele derruba os montes perpétuos e arrasa as colinas antigas; dele são os caminhos eternos.
7) Vejo o povo de Cusã em aflição, e a nação de Midiã treme de terror.
8) Foi com ira, Senhor, que feriste os rios e dividiste o mar? Estavas furioso com eles? Não! Vinhas em tuas carruagens vitoriosas!
9) Pegaste teu arco e tua aljava cheia de flechas e dividiste a terra com rios. Interlúdio
10) Os montes viram e tremeram, e as águas avançaram com violência. O grande abismo clamou e levantou bem alto as mãos.
11) O sol e a lua pararam no céu enquanto tuas flechas brilhantes voavam e tua lança reluzente faiscava.
12) Marchaste pela terra com ira e, furioso, pisaste as nações.
13) Saíste para resgatar teu povo, para libertar teus ungidos. Esmagaste a cabeça dos perversos e os descobriste até os ossos.
Habacuque 3.3-13