Dias atrás estava ouvindo uma canção do Stênio Marcius que leva o título da mensagem de hoje! Inclusive essa música você pode ouvir na rádio Uma Mensagem de Vida.
A letra vem de Atos 17:28a que diz: “Pois nele vivemos, nos movemos e existimos.” Mas para entendermos a letra, vamos ler, no próprio capítulo 17, os versículos de 16 a 32:
“Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos. Por isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam.
Alguns filósofos epicureus e estóicos começaram a discutir com ele. Alguns perguntavam: “O que está tentando dizer esse tagarela?” Outros diziam: “Parece que ele está anunciando deuses estrangeiros”, pois Paulo estava pregando as boas novas a respeito de Jesus e da ressurreição.
Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando? Você está nos apresentando algumas idéias estranhas, e queremos saber o que elas significam.
Todos os atenienses e estrangeiros que ali viviam não se preocupavam com outra coisa senão falar ou ouvir as últimas novidades. Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.
O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.
De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.
“Pois nele vivemos, nos movemos e existimos”, como disseram alguns dos poetas de vocês: “Também somos descendência dele”. Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem.
No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Quando ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: “A esse respeito nós o ouviremos outra vez”. Com isso, Paulo retirou-se do meio deles. Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.”
Esse foi o discurso de Paulo em Atenas, que diga-se de passagem, já não era mais tão grande quanto tinha sido no passado, mas ainda tinha a fama de ser o berço da civilização grega. Era uma cidade independente, aliada à Roma.
No seu discurso a esses ouvintes pagãos, Paulo não faz nenhuma referência às Escrituras ou à história dos israelitas, pois não teria nenhum sentido para eles, afinal o apóstolo estava no Areópago, ou seja, na Câmara Municipal, o lugar onde os sábios se reunião.
Paulo cita uma frase de Estevão, quando diz: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.” Confira em Atos 7:48
O Areópago era o centro da arte, da filosofia e da educação grega, e foi nesse local que os homens cultos e os filósofos se reuniram para ouvir a Paulo!
A mensagem do apóstolo pode ser resumida desta maneira:
- Esse Deus desconhecido que vocês adoram é o Deus verdadeiro, mesmo que vocês não saibam.
- Vocês podem aprender muito sobre esse Deus observando o que Ele faz no mundo que criou.
- Esse Deus verdadeiro continuará sendo desconhecido a menos que vocês o encontrem na pessoa de Jesus Cristo.
Como podemos ver, Paulo estava preparado para falar, tanto é que ele começa falando sobre algo que os atenienses costumavam fazer: construir um altar para o Deus desconhecido por medo de esquecer de algum ídolo.
Paulo tinha vindo de Tarso, um centro educacional, e além do quê, ainda tinha o conhecimento para apresentar as suas convicções de forma clara! Além de ser rabino, o apóstolo ainda teve como professor o melhor sábio da época: Gamaliel.
Paulo nos dá um verdadeiro exemplo de como nos preparar para apresentar a razão de nossa fé: estudar e meditar nas Escrituras! Estamos fazendo isso? Vale a pena refletir!
O Apóstolo ensinou aqueles homens sábios e filósofos sobre o único e verdadeiro Deus e não sobre religiosidade. Paulo sabia muito bem que os gregos não tinham uma visão sobre o juízo divino e a maioria deles adorava muitos deus. Lembrando ainda que o conceito da ressurreição era surreal e ofensivo para eles.
Mas Paulo não deixou de falar a verdade que ele mesmo um dia conheceu. Ele sabia que o público era exigente e assim, mudou a abordagem (e não o conteúdo) para que a mensagem do Evangelho chegasse aqueles homens.
E assim chegamos na letra É Nele composta por Stênio Marcius. Glória a Deus pela vida desse poeta da música cristã contemporânea!!
“É Nele que nos movemos, Vivemos e existimos
É Nele, é Nele
Se amo, falo, choro ou canto, É Nele que tudo acontece
É Nele, é Nele
Batidas do meu coração, Dependem desse Maestro
E até o ar que eu respiro, É Ele mesmo quem me dá
Em volta da mesa com os meus, Celebro com vinho a vida
É Ele quem dá gosto a tudo, Com Ele a alegria sempre está
É Nele que eu descanso, Pois sei em Quem tenho crido
É Nele, é Nele
Fui salvo por Sua Graça, Eu trago comigo esta glória
É Nele, é Nele
Arrasto por onde vou, Correntes de amor eterno
E grito ao universo inteiro, Quem Dele vai me separar?
Silêncio na terra e no mar, Silêncio nos mundos distantes
Pois nada me arranca dos braços, Daquele que me amou primeiro.”
Medite na mensagem de Paulo! Medite na canção de Stênio e jamais esqueça: “Pois Nele vivemos, nos movemos e existimos.”
Autor: Uma Mensagem de Vida
obrigada por compartilhar esta mensagem com esta musica maravilhosa !!
Fim do ano DEUS me deu esta palavra pra eu caminhar em 2018,fui ver se alguem havia escrito algo e me deparo com este texto maravilhoso!!
Deus abencoe!