Vivemos tempos difíceis no meio cristão! Pessoas pregando um evangelho que não encontramos na Bíblia, outras querendo costurar o véu que já foi rasgado, e ainda aquelas que usam costumes do antigo testamento para “mover a mão de Deus”.
Em Romanos 3: 21 a 31, Paulo mostra que é pela graça que Deus salva os que creem em Jesus, isso inclui os judeus e os não judeus! Acompanhe:
“Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem.
Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à Lei? Não, mas no princípio da fé. Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei.
Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também, visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos. Anulamos então a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a Lei.”
Certa vez eu li um texto do Luiz Sayão e ele escreveu o seguinte: “Não precisamos nos tornar judeus para ter um melhor “pedigree” espiritual.” E hoje o que vemos na maioria das igrejas? A procura pelo tal “pedigree”.
As religiões, incluindo algumas que se dizem cristãs, exigem o cumprimento de alguns rituais específicos para que assim, a pessoa se torne aceitável a Deus.
O cristianismo, diga-se de passagem, o verdadeiro, não ensina que as boas obras podem nos torna aceitáveis a Deus. É bom deixar bem claro que nenhuma atitude humana ou qualquer ato de bondade pode nos salvar.
As boas obras são importantes? Claro que são, mas não nos garante “as passagens” para a vida eterna. Somos salvos pelo fato de confirmarmos no que Deus fez por nós!
Somos salvos pela fé, pois ela deixa de fora todo o orgulho do esforço humano. A fé engrandece o que Deus fez, e não o que nós fazemos. Ela, a fé, mostra que não podemos obedecer às leis ou retribuir aos padrões de Deus. A fé é baseada em nosso relacionamento e não em nosso desempenho em relação a Deus.
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” Hebreus 11:6
No versículo 31 Paulo faz a seguinte pergunta: Anulamos então a Lei pela fé? E na sequência ele responde: De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a Lei.
Ou seja, o papel da lei é tornar o homem consciente do pecado. É confirmado por todo aquele que reconhece o pecado e volta-se com fé para Cristo.
Autor: Uma Mensagem de Vida