O verdadeiro cristão é bem-aventurado

A palavra BEM-AVENTURANÇA aparece diversas vezes ao longo das escrituras sagradas, especialmente nos evangelhos. Mas o que significa ser bem-aventurado?

Podemos entender bem-aventurança como um estado de felicidade e bênção concedido por Deus àqueles que estão em comunhão com Ele e vivem de acordo com os PRINCÍPIOS do Seu Reino. Vejamos a seguir algumas definições importantes sobre o que é ser bem-aventurado:

1) Bem-aventurança como alegria na presença de Deus
A verdadeira bem-aventurança está em desfrutar de um relacionamento íntimo com Deus, experimentando a plenitude de alegria que vem da Sua presença, uma paz que excede nosso entendimento. É uma alegria espiritual que transcende TODAS AS DORES E INCERTEZAS, pois está enraizada na comunhão com o Pai.

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” – Filipenses 4:7

2) Bem-aventurança como estado de reconciliação com Deus
Fomos justificados pela fé por meio da obra redentora de Cristo. A bem-aventurança, nesse sentido, é uma consequência da reconciliação com Deus (por meio de Cristo Jesus), na qual somos perdoados e restaurados, desfrutando da paz e da segurança definitiva da salvação.

“E, vindo, ele [Jesus] evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.” – Efésios 2:17,18

3) Bem-aventurança como participação no Reino de Deus
Ter conhecimento da soberania de Deus nos leva à compreensão de que a verdadeira felicidade é encontrada ao vivermos em sintonia com os propósitos do Seu Reino. A bem-aventurança é vista como um estado de participação ativa na obra de Deus no mundo, buscando a justiça, promovendo a paz e proclamando o Evangelho.

“O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está no meio de vocês.” – Lucas 17:20-21

4) Bem-aventurança como plenitude da vida em Cristo
Jesus, Paulo, Pedro… todos enfatizaram que a bem-aventurança vai além de uma simples felicidade momentânea. É um estado de plenitude e satisfação encontrados em Cristo no momento da nossa conversão, mas que será levado para o nosso túmulo sem degradação (pois ainda estará conosco no grande dia, no dia da ressureição). É viver uma vida de santidade, à imagem de Cristo, buscando agradar a Deus em todas as áreas da vida.

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” – Gálatas 2:20

5) Bem-aventurança como antecipação da vida eterna
 A bem-aventurança é uma antecipação da alegria eterna que os crentes desfrutarão na presença de Deus na vida futura, quando todas as dores e sofrimentos deste mundo serão superados.

“Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.” – Filipenses 1:21

QUAL A LIÇÃO E A SUA IMPORTÂNCIA?

Não é por bel-prazer que Jesus inicia seu grande discurso com ênfase na importância da bem-aventurança, como atingi-las e seus resultados na vida do crente. Especialmente pelo fato desta graça se manifestar exclusivamente àqueles que verdadeiramente creem e foram feitos novas criaturas.

Conheça a palavra de Deus, estude, compartilhe com todos, ore, busque direção segundo TUDO o que bíblia pode oferecer. Viva uma vida piedosa! Cristo nos capacita e nos torna bem-aventurados!

DEUS ABENÇOE IMENSAMENTE A SUA VIDA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *