Em Levítico 16 fala como o Dia da Expiação era o dia mais importante do ano para Israel. A palavra hebraica para expiar significa “cobrir”. Os sacrifícios no AT (Antigo Testamento) não podiam de fato remover os pecados, apenas cobri-los.
Durante este dia, o povo confessava seus pecados como uma nação e o sumo sacerdote entrava no Lugar Santíssimo para fazer a expiação por eles. Então se realizavam os sacrifícios e o sangue era derramado para que o pecado do povo fosse “coberto”. O Santo dos Santos, ou Lugar Santíssimo era o local mais sagrado da terra e somente o sumo sacerdote podia entrar ali.
Em Hebreus 9:3 diz: “Mas, depois do segundo véu, estava o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos”. E nos versículos 6 e 7 temos: “Ora, estando essas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços; mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo”.
Era proibida a entrada de pessoas comuns neste recinto, o único acesso a Deus era por meio do sumo sacerdote.
Colocamos esses versículos para deixar transparente nossa intenção e, finalmente, chegarmos ao título do nosso texto. Também para usarmos o termo “rasgou-se o véu da separação” sem deixar ninguém com dúvida.
Com a morte de Jesus na cruz do Calvário foi exatamente isso que ocorreu: rasgou-se o véu que nos separava de Deus. Por intermédio do Espírito Santo temos acesso direto e quando quisermos. Jesus tornou-se nosso Salvador, Redentor e eterno Sumo Sacerdote. Cristo é superior aos sumos sacerdotes do antigo pacto.
“Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”. Hebreus 9:14-16
O sacrifício de Cristo transforma a nossa vida e o nosso coração e nos torna interiormente limpos. Jesus foi oferecido a nós por sacrifício, nos redimindo, livrando e perdoando todos os nossos pecados. Precisamos crer e aceitar para usufruirmos a vida eterna de gratidão nos céus com Deus e Seu Filho Jesus. Peça a Deus para que o sacrifício de Cristo na cruz não seja em vão na sua vida!
Ore e agradeça a Deus!
Autor: Uma Mensagem de Vida