Sem categoria

É muito fácil ouvirmos as pessoas se referindo ao rei Davi como o “homem segundo o coração de Deus”. Esta afirmação é verdadeira e se encontra em Atos 13.22 (Mas Deus removeu Saul e colocou em seu lugar Davi, a respeito de quem Deus disse: Davi, filho de Jessé, é um homem segundo o meu coração; fará tudo que for da minha vontade). Mas você já parou para refletir sobre o que isso significa?

O QUE NÃO É

Ser alguém segundo o coração de Deus, antes de tudo, significa NÃO SER muitas coisas. Uma dessas coisas é “não ser um santo sem pecados”. Paulo é categórico ao dizer em Romanos 3 que:

“Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram‑se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”.

E Jeremias é claro ao escrever:

“Percorram todas as ruas de Jerusalém em todas as direções! Procurem em todos os cantos e vejam se podem encontrar um só homem reto e honesto”.

Podemos ver essa mácula na vida de Davi ao recordarmos de seu adultério com Bate-Seba e o assassinato de Urias, entre muitas outras falhas. É preciso deixar claro: APENAS JESUS CRISTO foi plenamente reto, santo, imaculado, totalmente perfeito aos olhos de Deus. Todos os demais nomes que aparecem ao longo do texto bíblico são apenas reflexos turvos de tudo o que Cristo representou e representa.

Abraão e Sara mentiram ao dizerem que eram irmãos, além de tentarem antecipar o filho prometido por Deus. Moisés desobedeceu a Deus no deserto e, por isso, não entrou na Terra Prometida. Gideão, mesmo depois de ter falado com o Anjo do SENHOR, ainda duvidou e pôs Deus à prova com a história da lã duas vezes. Elias se acovardou diante de Jezabel, e muitas outras histórias de falhas e pecados.

SER “SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS”

Para entender melhor tal título, precisamos fazer algumas comparações de características entre dois importantes reis de Israel: Saul e Davi. Você lembra de alguma passagem na qual é descrito Saul orando? Algum momento de intimidade de Saul com Deus? No entanto, quantas passagens encontramos Davi orando. Você conhece alguma passagem da Escritura onde é relatado um arrependimento de Saul? Mas quantas vezes a Bíblia relata Davi chamando o SENHOR de “meu Deus”?

Davi foi chamado de “homem segundo o coração de Deus” por muitos motivos. Primeiro, ele era o rei prometido por Deus, aquele que Ele escolheu. Segundo, ao pecar, Davi sempre optou pela reação correta ao pecado: o arrependimento e o entendimento do tamanho da graça do seu Deus. A diferença está na reação! Terceiro, Davi viveu para a glória de Deus, foi um homem que também aguardou as promessas do Senhor e, mesmo em meio aos seus erros, jamais rejeitou o seu salvador.

SEJA ALGUÉM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Todos nós agora podemos ser segundo o coração de Deus. Assim como Davi, vamos errar, cair, falhar, fraquejar em diversos momentos da vida, mas temos uma garantia maior. Garantia esta que também foi a garantia de Davi – O MESSIAS, O CRISTO! Para Davi, Ele ainda viria. Para nós, ele já veio!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário