“Os que fazem imagens não prestam, e os seus deuses, que eles tanto amam, não valem nada. Os que adoram imagens são tolos e cegos e por isso serão humilhados. É uma grande tolice fazer uma imagem para ser adorada como se fosse um deus.
Todos os que adoram serão humilhados. Os que fazem ídolos são apenas seres humanos; nada mais. Que eles se reunam e se apresentem no tribunal! Ali ficarão apavorados e serão humilhados. O ferreiro pega um pedaço de metal, coloca nas brasas e depois com toda a força vai batendo nele com o martelo até formar a imagem. Ele trabalha tanto, que não come, nem bebe e acaba perdendo as forças.
O escultor vai à floresta para cortar uma árvore; escolhe um cedro, um cipreste ou um carvalho. Ele só corta árvores bem grossas ou então planta uma e espera até que a chuva a faça crescer. O homem usa uma parte da madeira para fazer um fogo; ali ele se esquenta e também assa o pão. A outra parte da madeira é usada para fazer uma imagem; e o homem fica de joelhos e a adora.
Assim metade da madeira serve para fazer um fogo; o homem assa a carne, como e fica satisfeito. Também se esquenta e diz: Que fogo bom! Já me esquentei bem! Com a outra metade da madeira, o homem faz uma imagem, isto é, um deus; depois, fica de joelhos e a adora. E faz esta oração: Tu és o meu deus; salva-me!
Essa gente não tem juízo. Eles fecharam os olhos e não podem ver nada; fecharam também a sua mente e não entendem nada. O homem que faz imagens não entende nada e não tem a inteligência necessária para dizer a si mesmo: Ora, com metade dessa madeira eu fiz fogo; assei o pão, assei a carne e comi. E com a outra metade eu fiz esta imagem nojenta. Agora, aqui estou eu, adorando um pedaço de madeira.
Adorar uma imagem não adianta nada; é o mesmo que comer cinzas. O homem que adora imagens não pensa direito, mas vive enganado. Ele não pode se salvar, pois não é capaz de dizer: Isto que está na minha mão não é um deus coisa nenhuma.” Isaias 44: 9 a 20 (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
Nos versículos que lemos, Isaías descreve como as pessoas constroem os seus próprios deuses. Que absurdo fabricar um deus da mesma árvore que dá o lenho para o fogo!!
Quais são os deuses que fabricamos hoje? Dinheiro, fama, poder?
É.. o ídolo não é somente aquele feito de madeira ou pedra, um ídolo é qualquer coisa ou pessoa a que se atribui valor e poder sagrados. Se a sua resposta para qualquer das perguntas seguintes for algo ou alguém que não seja Deus, você precisa verificar a quem ou o que está adorando.
1- Quem me criou?
2- Em quem confio em última instância?
3- De quem espero a verdade final?
4- Em quem busco a segurança e a felicidade?
5- Quem é o responsável pelo meu futuro?
Soli Deo gloria!
Autor: Uma Mensagem de Vida
1 comentário