Quando Moisés enviou doze homens para espionarem a terra de Canaã, somente Josué e Calebe voltaram dizendo que o Senhor daria a vitória ao seu povo na luta contra os povos de Canaã. Por isso, receberam a promessa de que entrariam na Terra Prometida.
Vamos relembrar a história que está em Josué 14: 06 a 15: “6- O povo da tribo de Judá foi falar com Josué em Gilgal. Calebe, filho de Jefoné, do povo quenezeu, disse a Josué: Você sabe o que o Senhor disse a Moisés, homem de DEUS, em Cades-Barneia, a respeito de você e de mim.
7- Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barneia para espionar a terra. E eu dei um relatório que sabia que era verdadeiro. 8- Os homens que foram comigo espalharam o medo no meio do povo, mas eu obedeci fielmente ao Senhor, meu Deus.
9- Naquele dia Moisés me fez a seguite promessa: Cale, você obedeceu fielmente ao Senhor, meu Deus. Por isso fique certo de que você e os seus filhos serão donos para sempre de toda a terra que pisarem. 10- E Calebe continuou: Aagora veja! Faz quarenta e cinco anos que o Senhor DEUS disse essas coisas a Moisés.
Isso foi no tempo em que o povo de Israel atravessava o deserto, e o Senhor me tem conservado com vida ate hoje. Olhe para mim! Estou com oitenta e cinco anos 11- e me sinto tão forte como no dia em que Moisés me mandou espionar a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso.
12- Agora me dê essa região montanhosa que o Senhor me prometeu quando os meus companheiros e eu demos o relatório. Naquele tempo dissemos a você que os gigantes anaquins estavam lá, morando em grandes cidades cercadas de muralhas. Se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei, como ele prometeu. 13- Então Josué abençou a Calebe, filho de Jefoné e lhe deu a cidade de Hebrom para ser sua propriedade.
14- Até hoje Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho de Jefoné, do povo quenezeu, porque ele obedeceu fielmente ao Senhor, o Deus de Israel. 15- Antes disso Hebrom era chamada de Quiriate-Arba. Arba havia sido o maior dos anaquins. Então houve paz na terra.”
Como lemos, Calebe foi fiel ao Senhor desde o começo de sua chamada. Como um dos primeiros doze espias enviados à Terra Prometida, contemplou grandes cidades e gigantes, mesmo assim sabia que Deus ajudaria os israelitas a conquistar a terra.
Como recompensa por sua fé, o Senhor prometeu-lhe uma herança particular. Aqui quarenta e cinco anos mais tarde, esta promessa foi cumprida. Sua fé permanecia inabalável. Embora ainda habitada por gigantes, Calebe sabia que DEUS o ajudaria a conquistá-la.
E a nossa fé, é igual ou pelo menos parecida com a fé de Calebe? Semelhante a ele, devemos ser fiéis a Deus, não apenas no início de nossa caminhada com Ele, mas pelo resto de nossas vidas. Nunca devemos confiar em nossas realizações ou reputação passadas.
Soli Deo gloria!
Autor: Uma Mensagem de Vida