O capítulo 5 de 2 Reis, do versículo um ao dezenove, mostra que Eliseu ficou conhecido também fora da terra de Israel e acabou curando Naamã, o comandante do exército Sírio que tinha lepra.
A lepra foi uma das doenças mais temidas da época. Algumas eram extremamente contagiosas e em muitos casos, incuráveis. Essa doença, em sua pior forma, levava à morte. Um dos fatores de Naamã ainda estar em seu posto, seria de que a lepra ainda estaria no começo. Você pode se perguntar: e o que o tema tem a ver com lepra?!?
Vamos lá: depois que Naamã seguiu as instruções de Eliseu, ele foi curado e o versículo quinze diz o seguinte: “Depois ele voltou com todos os seus homens até o lugar onde Eliseu estava e disse: -Agora eu sei que no mundo inteiro não existe nenhum deus, a não ser o Deus de Israel. Aceite um presente meu, por favor.“
Versículo dezesseis: “Eliseu respondeu: -Juro pelo Senhor, o Deus vivo, a quem sirvo, que não aceitarei nenhum presente. Naamã insistiu com ele para que aceitasse, mas ele não quis.“
O que Eliseu quis mostrar para Naamã foi que o favor de Deus não pode ser comprado. O dinheiro de Naamã, o seu e o meu, são inúteis quando enfrentamos a morte. Não importa quanta riqueza acumulemos nesta vida, ela evaporará quando estivermos diante de Deus, nosso criador.
Quem nos salvará é a nossa fé em Jesus Cristo e não a nossa conta bancária!
Autor: Uma Mensagem de Vida