O dicionário Aurélio, em sua oitava edição, mostra que parábola é a narração alegórica na qual o conjunto de elementos evoca outra realidade de ordem superior. Em Mateus podemos ler várias parábolas de Jesus.
Através delas, Ele deixa suas mensagens objetivas e mesmo assim muitas pessoas de Sua época, e até nos dias atuais, não levam a sério essas parábolas, o que é um grande erro.
Hoje quero compartilhar com vocês uma dessas parábolas: As dez moças. Nela, Jesus nos ensina que cada um de nós é responsável por sua condição espiritual. Vamos ler agora Mateus capítulo 25 de 1 a 13:
“Jesus disse: – naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo. Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas.
As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas. Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.
À meia-noite ouve-se um grito: – O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele! Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. Aí as moças sem juízo disseram às outras:
Dêem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando. De jeito nenhum, responderam as moças ajuizadas. O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se querem óleo, vão comprar.
Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam foram o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.
Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: Senhor, senhor, nos deixe entrar! O noivo respondeu: eu não sei quem são vocês! E Jesus terminou dizendo: – Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.”
Naquela época, no dia do casamento, o noivo ia até a casa da noiva para a cerimônia e um grande número de convidados ia à casa do noivo para a festa, que durava uma semana!
As dez moças eram damas de honra que esperavam para juntar-se aos convidados, e assim participavam da festa, mas na parábola, cinco moças ficaram sem óleo para as lamparinas.
Quando elas conseguiram comprar o óleo, já era tarde! Jesus mostra nessa parábola que quando Ele voltar, devemos estar preparados! A preparação espiritual não pode ser comprada ou emprestada no último minuto.
O nosso relacionamento com Deus é pessoal e individual, por isso mesmo devemos estar preparados em todos os momentos! E você, está preparado?!
Autor: Uma Mensagem de Vida