Hoje quero compartilhar com você a história de Asa, filho do rei Abias que reinou em Judá de 913 a 911 a.C. Quando seu pai faleceu, Asa tornou-se rei e ele merece atenção especial devido as reformas religiosas que promoveu.
O rei Asa fez o que era bom e direito e foi fiel a Deus durante toda sua vida, mesmo não tendo destruído todos os lugares pagãos de adoração. Asa reinou de 911 a 870 a.C.
Lendo a história de Abias no capítulo 13 e depois a história de Asa nos capítulos 14 e 15 de 2 Crônicas podemos ver o que acontece com quem confia e teme a Deus.
Na guerra entre os reis, Jeroboão levou oitocentos mil soldados contra quatrocentos mil de Abias. E você acha que ele recuou? De forma alguma. Vamos ler os versículos 4 e 5 do capítulo 13:
“Abias subiu o monte Zemaraim, na região montanhosa de Efraim, e do alto do monte gritou para Jeroboão e os seus soldados: – Escutem! Será que vocês não sabem que o SENHOR, o Deus de Israel, fez uma aliança eterna com Davi, prometendo que ele e os seus filhos sempre seriam os reis de Israel?”
No versículo 18 podemos ler que os de Judá venceram pois confiaram no SENHOR. Ou seja, confiando com fé Deus leva à vitória! E Asa seguiu os caminhos do seu pai no que diz respeito a fé, tanto é que o profeta Azarias levou um recado de Deus para ele dizendo:
“O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com Ele, e se O buscares, O achareis, porém se O deixardes, vos deixará.” 2 Crônicas 15: 2b
Como o rei Asa estava vendo o povo rejeitar a Deus e adorar os ídolos, essa mensagem chegou para confortá-lo.
Veja que a partir do versículo 9, o rei Asa chama o povo e no decorrer dos versículos podemos ver o povo oferecendo sacrifício a Deus e firmando uma aliança com Ele, prometendo adorá-Lo com todo coração e alma. Depois disso toda Judá ficou alegre com o juramento a Deus e a paz voltou a reinar.
E mesmo com o profeta Azarias trazendo um recado direto de Deus, a senhora Maacá, mãe do rei Asa, mandou fazer um ídolo. O rei Asa não pensou duas vezes, destruiu tudo e depois tirou sua mãe da posição de rainha-mãe.
Isso nos mostra que o rei Asa sabiamente ouviu o profeta Azarias e deu total atenção a mensagem que Deus enviou. A palavra era simples e objetiva e o rei Asa e toda Judá aceitaram na hora!
Eis aí uma grande lição para nós: manter contato com pessoas cheias do Espírito Santo, nos possibilita ouvir conselhos que vem do Senhor! E através desses conselhos podemos renovar a nossa aliança com Deus!
Autor: Uma Mensagem de Vida