A exemplo de Ezequiel 11, Deus respondeu a um provérbio (O tempo passa e as profecias dão em nada?) que circulava entre o povo com uma nova mensagem. Os israelitas pensavam que as profecias eram a respeito de um futuro que estava longe, mas Deus respondeu que nano haveria mais demora. Vamos ler juntos Ezequiel 12:21 a 28:
“O SENHOR falou comigo assim: — Homem mortal, por que é que o povo de Israel repete este provérbio: “O tempo passa, e as profecias dão em nada”? Agora, diga a essa gente aquilo que Eu, o SENHOR Deus, penso a respeito disso. Eu vou acabar com esse provérbio; ele nunca mais será repetido em Israel. Diga isto: “O tempo chegou, e o que foi dito está se cumprindo.”
— Não haverá mais visões falsas nem profecias enganadoras no meio do povo de Israel. Eu, o SENHOR, falarei, e o que Eu disser acontecerá. Não haverá mais demoras. Povo rebelde, vocês ainda estarão vivos quando Eu fizer o que prometi. Eu, o SENHOR Deus, falei.
O SENHOR me disse:— Homem mortal, os israelitas pensam que as visões que você tem e as suas profecias são a respeito de um futuro que está longe. Por isso, diga a eles o que Eu, o SENHOR Deus, estou dizendo: “Não haverá mais demoras. O que Eu disse vai acontecer.” Eu, o SENHOR Deus, falei.”
Essas mensagens eram advertências de que as palavras de Deus se cumpririam em breve! Menos de seis anos mais tarde, Jerusalém seria destruída. Mesmo assim o povo ainda era cético. A incredulidade e a falsa segurança os levaram a crer que tal fato nunca aconteceria.
O apóstolo Pedro teve esse mesmo problema na igreja! No capítulo três ele fala sobre o Dia do Senhor e no versículo nove Pedro disse: “O SENHOR não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, Ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados.”
É perigoso demais dizer que Jesus não voltará ou considerar Sua vinda muito distante a ponto de ser irrelevante nos dias atuais. Tudo o que Deus diz acontece, portanto não seria melhor você se aproximar d’Ele?!
Autor: Uma Mensagem de Vida