Quais são as características que Deus escolhe em uma pessoa para executar uma tarefa? Pode acreditar que Deus sempre nos surpreende em Sua escolha! Vamos ler juntos Lucas 1: 26 a 38:
“Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria.
O anjo veio e disse:— Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você. Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer.
Então o anjo continuou:— Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi.
Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará. Então Maria disse para o anjo:— Isso não é possível, pois eu sou virgem!
O anjo respondeu:— O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus.
Fique sabendo que a sua parente Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível.
Maria respondeu:— Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer! E o anjo foi embora.”
Maria era jovem, pobre e uma mulher! E para as pessoas da época, seria impossível uma mulher igual a ela executar qualquer tarefa para Deus, mas Ele simplesmente escolheu Maria e ela respondeu a altura!!
Vale lembrar que o favor de Deus não traz sucesso ou fama, pois a benção e a honra de ser mãe do Messias trouxe muita dor de cabeça! Maria, como conhecemos na história, foi:
1- Ridicularizada pelos amigos, parentes e conhecidos. Era virgem e ficaria grávida!
2- Seu noivo tentaria deixá-la. (De acordo com o costume judeu daquele tempo, quem fosse casar, primeiro firmava um contrato de casamento que só podia ser desfeito pelo divórcio. Mateus 1: 18 e 19)
3- Seu filho seria rejeitado e assassinado.
Mas foi através de Maria que Jesus venho ao mundo, onde nasceu, viveu, morreu e ressuscitou nos trazendo e dando a salvação!
Maria é lembrada e elogiada devido a submissão que teve a Deus! Mas devido a tudo o que ela passou, Maria merece adoração?
Vamos ler o que Paulo escreveu em 1 Timóteo 1:17: “Ao Rei eterno, imortal e invisível, o único Deus – a Ele sejam dadas a honra e a glória, para todo o sempre. Amém! ”
Não, Maria não merece adoração, pois toda adoração é somente para Deus! Na verdade, ela deve servir de exemplo, pois apesar de tudo o que Maria passou, ela não se importou com o que as pessoas disseram a seu respeito e sim com a tarefa que recebeu de Deus!
A resposta de Maria ao anjo, monstra que ela deve ser admirada com a atitude que teve! Vamos ler Lucas 1:38: “Eu sou uma serva de Deus. Que aconteça comigo o que o senhor acabou de falar.”
É interessante notar que quando a pessoa confia em Deus até o questionamento é diferente! Veja o que Maria disse em Lucas 1: 34: “Como se fará isso, visto que não conheço varão?”
Já Zacarias, marido de Isabel, duvidou quando o anjo disse ele seria pai de João Batista. Sara riu quando o anjo disse que ela seria mãe e Maria, bem, Maria fez a diferença!!
Para encerrar e servir de exemplo para nós, Maria mostra que o mais importante é agradar a Deus e isso faz lembrar o que Paulo escreveu para o pessoal da Galácia em Gálatas 1:10:
“Por acaso eu procuro a aprovação das pessoas? Não! O que eu quero é a aprovação de Deus. Será que agora estou querendo agradar as pessoas? Se estivesse, eu não seria servo de Cristo.”
Agora uma pergunta para meditar: E você, está disposto a ser usado por Deus através da tarefa que Ele vai te confiar?
Autor: Uma Mensagem de Vida