Os inimigos dos israelitas conseguiram paralisar as obras de reconstrução do templo. Parece que esses inimigos eram “a gente daquela região”, isto é, os descendentes daquela gente que o rei da Assíria havia levado para a região Norte de Israel depois de conquistar a cidade de Samaria em 722 a.C.
Vamos ler juntos Esdras 4 do versículo um ao cinco e enter o que houve nessa história: “ Os inimigos das tribos de Judá e Benjamim souberam que os que haviam voltado da Babilônia estavam construindo de novo o Templo do SENHOR, o Deus de Israel.
Então foram falar com Zorobabel e com os chefes das famílias. Disseram o seguinte: Queremos construir o Templo junto com vocês. Nós adoramos o mesmo Deus que vocês e temos oferecido sacrifícios a Ele desde o tempo de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos mandou morar aqui.
Porém Zorobabel, Josué e os outros chefes das famílias israelitas responderam: Não precisamos que vocês nos ajudem a construir um templo para o SENHOR, nosso Deus. Nós vamos fazer isso sozinhos, como Ciro, rei da Pérsia, mandou.
Então a gente daquela região fez tudo para desanimar os israelitas e para pôr medo neles a fim de parar a construção. Além disso, deram dinheiro a certos funcionários do governo para que estes atrapalhassem os planos dos israelitas. E os inimigos fizeram isso durante todo o tempo em que Ciro foi rei da Pérsia, até o reinado de Dario, rei da Pérsia.”
Zorobabel e sua equipe reconstruíram o templo que anteriormente fora o centro da vida dos judeus. Anos de abandono, abuso e guerra devastaram esse lugar sagrado.
Infelizmente, nem todos estavam entusiasmados com a obra. Quando souberam que não poderiam participar da reconstrução, os inimigos dos judeus de países vizinhos tentaram interromper a obra.
Mas o que motivou Zorobabel não aceitar a ajuda dos “inimigos”? Eles só queriam ajudar! Será que eles realmente eram inimigos? Afinal, não queriam eles adorar o mesmo Deus?
O motivo da recusa, foi porque os judeus queriam fazer a coisa certa, nenhum ídolo ou religião mista devia fazer parte da reconstrução ou adoração desse novo templo. Os israelitas foram muito cuidadosos na maneira de executar essa grande tarefa.
Agora eu pergunto: quais são as precauções que estamos tomando para garantir que não estamos comprometendo os padrões de Deus? Que essa lição sirva de exemplo para todos nós!
Autor: Uma Mensagem de Vida