“Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse: – Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele.
Jesus respondeu: – Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo. Nicodemos perguntou: – Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?
Jesus disse: – Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual.
Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.
Como pode ser isso? – perguntou Nicodemos. Jesus respondeu: – O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso? Pois eu afirmo ao senhor que isto é verdade: nós falamos daquilo que sabemos e contamos o que temos visto, mas vocês não querem aceitar a nossa mensagem.
Se vocês não crêem quando falo das coisas deste mundo, como vão crer se eu falar das coisas do céu? Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu.” João 3: 1 a 13
Deus é especialista em transformar pessoas e Nicodemos foi uma delas! Mesmo com vários assistentes, Nicodemos preferiu ir pessoalmente ao encontro de Jesus.
Ele queria de uma vez por todas entender quem era Jesus e as palavras que ele ouve são essas: “ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.”
Nicodemos era um fariseu, membro do Sinédrio. Um professor do povo de Israel, como Jesus mesmo lembrou a ele. Mas os fariseus eram tão religiosos que foram classificados como hipócritas!
Muitos do Sinédrio estavam tão envolvidos com a Lei que esqueceram de examinar as Escrituras; muitas profecias estavam se cumprindo e mesmo assim eles não aceitavam!
Mas Nicodemos foi examinar e acreditou que Jesus tinha resposta para sua dúvida! Ele, mesmo sendo membro do Sinédrio, foi a Jesus para aprender! Isso mostra que não importa o quão inteligente você seja; é necessário ir a Jesus com uma mente e coração abertos, para aprender a verdade sobre Deus!
Depois que Nicodemos entendeu que Jesus era verdadeiramente o Messias, o Filho de Deus, sua vida mudou e ele até defendeu Jesus! “Mas Nicodemos, que era um deles e que certa ocasião havia falado com Jesus, disse: De acordo com a nossa Lei não podemos condenar um homem sem ouvi-lo primeiro e descobrir o que ele fez.” João 7: 50 e 51
Da mesma forma que Nicodemos, devemos ter “a nossa experiência pessoal” com Jesus! Os outros não podem fazer isso em nosso lugar! Quando acreditamos que Ele é quem diz ser, estaremos dispostos a falar a Seu favor!
Você já nasceu de novo?
Autor: Uma Mensagem de Vida