Ele foi temente a Deus e juiz no primeiro período em Israel! Sua liderança possibilitou as pessoas viverem de acordo com a vontade de Deus. Esse homem era Otniel (Otoniel nas línguas latinas) o sobrinho de Calebe!
Vamos ler agora Juízes 3: 7 a 11: “O povo de Israel esqueceu o SENHOR, seu Deus. Pecou contra Ele e adorou os deuses dos cananeus e os postes-ídolos.
Por isso o SENHOR ficou muito irado com Israel e deixou que Cuchã-Risataim, rei da Mesopotâmia, os conquistasse. E o povo de Israel foi dominado por ele durante oito anos.
Então os israelitas pediram socorro ao SENHOR, e ele mandou um homem para libertá-los. Esse homem foi Otoniel, filho de Quenaz, o irmão mais novo de Calebe.
Ele foi guiado pelo Espírito de Deus, o SENHOR, e se tornou o líder de Israel. Otoniel foi para a guerra, e o SENHOR fez com que ele vencesse o rei da Mesopotâmia.
Depois disso Otoniel ainda viveu quarenta anos, e durante todo esse tempo a terra de Israel ficou em paz.”
O ídolo mais adorado dos cananeus era Baal. Apresentado na forma de um touro, ele simbolizava força e fertilidade era considerado o deus da agricultura. A sua esposa era Aserá, a deusa do amor, adorada por meio de colunas de madeira que substituíram as árvores sagradas.
Quando havia escassez de alimentos, os cananeus acreditavam que Baal estava bravo com eles e como castigo não deixava que chovesse. Arqueólogos descobriram muitas imagens de ídolos em Israel.
Sabe, é difícil imaginar os israelitas, deixando de adorar a Deus para venerar aos deuses de madeira, pedra e ferro da época. Mas se pararmos e refletirmos, vamos perceber que muitas vezes nós também fazemos o mesmo quando deixamos de adorar a Deus para nos preocuparmos com outras atividades ou prioridades.
Otoniel foi o primeiro juiz de Israel e sua liderança trouxe as pessoas de volta para Deus e os israelitas ficaram libertos da opressão. Mas infelizmente, depois de sua morte, o povo de afasta de Deus.
Que essa história sirva de lição para nós! Devemos, seja qual for a situação, estar atentos a palavra de Deus. Assim não vamos viver atrás de modismos, vamos sim viver para exaltar o nome de Deus em tudo o que fazemos!
Soli Deo gloria!
Autor: Uma Mensagem de Vida