Você já parou para pensar na quantidade de alimento que é desperdiçada só no Brasil? Quantos móveis, calçados, roupas e brinquedos são jogados no lixo? Infelizmente não são todos que ajudam o próximo.
“Oprimir o pobre é ultrajar o seu Criador, mas tratar com bondade o necessitado é honrar a Deus.” Provérbios 14:31
Deus também se preocupa com os necessitados. Ele ainda ensina as pessoas mais favorecidas a serem generosas com as pessoas que precisam.
Ajudar o próximo não é apenas uma sugestão, é uma ordem que pode exigir uma mudança de atitude. E olha que aviso é o que não falta:
“22 Quando fizerem a colheita da sua terra, não colham até as extremidades da sua lavoura, nem ajuntem as espigas caídas da sua colheita. Deixem-nas para o necessitado e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês”.
Levítico 23
“ 7 Se houver algum israelita pobre em qualquer das cidades da terra que o Senhor, o seu Deus, lhes está dando, não endureçam o coração, nem fechem a mão para com o seu irmão pobre. 8 Ao contrário, tenham mão aberta e emprestem-lhe liberalmente o que ele precisar.”
Deuteronômio 15
“5 Quem é como o Senhor, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas, 6 mas se inclina para contemplar o que acontece nos céus e na terra? 7 Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, 8 para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo. 9 Dá um lar à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos. Aleluia! ”
Salmo 113
“5 Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus, 6 que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e que mantém a sua fidelidade para sempre! 7 Ele defende a causa dos oprimidos e dá alimento aos famintos. O Senhor liberta os presos, 8 o Senhor dá vista aos cegos, o Senhor levanta os abatidos, o Senhor ama os justos. 9 O Senhor protege o estrangeiro e sustém o órfão e a viúva, mas frustra o propósito dos ímpios.”
Salmo 146
“7 Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo? ”
Isaias 58
“9 Como está escrito: “Distribuiu, deu os seus bens aos necessitados; a sua justiça dura para sempre” ”
2 Corintios 9
“1 Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com parcialidade. 2 Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um pobre com roupas velhas e sujas. 3 Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: “Aqui está um lugar apropriado para o senhor”, mas disserem ao pobre: “Você, fique em pé ali”, ou: “Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés”, 4 não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados? 5 Ouçam, meus amados irmãos: Não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam? 6 Mas vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais? 7 Não são eles que difamam o bom nome que sobre vocês foi invocado? 8 Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, estarão agindo corretamente. 9 Mas se tratarem os outros com parcialidade, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.”
Tiago 2
Que tal refletirmos sobre o assunto?!
Autor: Uma Mensagem de Vida