O Salmo noventa e cinco diz o seguinte: 7 pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz.
Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, 8 não endureçam o coração, como em Meribá, como aquele dia em Massá, no deserto, 9 onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de terem visto o que eu fiz.
10 Durante quarenta anos fiquei irado contra aquela geração e disse: Eles são um povo de coração ingrato; não reconheceram os meus caminhos. 11 Por isso jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso.
Com base no texto que acabamos de ler, o autor de Hebreus faz uma advertência contra a falta de fé e estimula os leitores (isso nos inclui também) a continuarem firmes até o fim. Vamos ler agora o capítulo três:
7 Assim, como diz o Espírito Santo: Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, 8 não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo da provação no deserto, 9 onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de, durante quarenta anos, terem visto o que eu fiz.
10 Por isso fiquei irado contra aquela geração e disse: O seu coração está sempre se desviando, e eles não reconheceram os meus caminhos. 11 Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso.
12 Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.
13 Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, 14 pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.
15 Por isso é que se diz: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião”. 16 Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que Moisés tirou do Egito?
17 Contra quem Deus esteve irado durante quarenta anos? Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?
18 E a quem jurou que nunca haveriam de entrar no seu descanso? Não foi àqueles que foram desobedientes? 19 Vemos, assim, que por causa da incredulidade não puderam entrar.
Conforme lemos, os israelitas se revoltaram contra Deus, endureceram seus corações e não entraram na Terra Prometida. Na Bíblia podemos ler vários versículos que nos advertem quanto ao coração perverso e incrédulo.
O coração perverso e incrédulo nos afasta de Deus e a fé simplesmente desaparece. Mas Deus pode nos dar um coração novo!! E para isso é necessário que vivamos em comunhão uns com os outros compartilhando nossa fé e experiências com Deus.
Lendo, estudando e obedecendo a Palavra de Deus, a perversidade e a incredulidade estarão bem longe de nossos corações e a despeito de qualquer situação, teremos um coração quebrantado e feliz glorificando ao único e verdadeiro Deus!!
Soli Deo gloria!
Irmão, eu louvo a Deus, por Ele ter nos escolhido, para sermos seguidores de Cristo.
A bíblia diz; Que os ímpios não herdarão o reino dos céus .
Os religiosos são como os idolatras que não conhecem a Deus, eles precisam acompanhar, este ensinamento, que é a mensagem de vida.
Que Deus abençoe a todos seguidores destas mensagem.