Será que atualmente existe idolatria em algumas igrejas evangélicas? Existem “apóstolos”, “bispos” e “patriarcas” se intitulando semi-deuses? Você já viu objetos judaicos presentes em algumas igrejas evangélicas?
A resposta para as três perguntas é sim! Infelizmente isso acontece, e em vários casos é uma prática habitual. Sabemos muito bem que todo louvor honra e glória devem ser dados somente a Deus.
Ezequiel, em sua época, não era o único profeta do povo e com isso alguns lideres foram até ele para buscar orientação divina. Mas Deus recusou a responder, acusando-os de idolatria. Vamos ler a história:
1 Algumas das autoridades de Israel vieram e se sentaram diante de mim. 2 Então o Senhor me falou: 3 Filho do homem, estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem?
4 Ora, diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Quando qualquer israelita erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço ímpio diante do seu rosto e depois for consultar um profeta, eu o Senhor, eu mesmo, responderei a ele conforme a sua idolatria.
5 Isto farei para reconquistar o coração da nação de Israel, que me abandonou em troca de seus ídolos. 6 Por isso diga à nação de Israel: Assim diz o Soberano, o Senhor: Arrependa-se! Desvie-se dos seus ídolos e renuncie a todas as práticas detestáveis!
7 Quando qualquer israelita ou qualquer estrangeiro residente em Israel separar-se de mim, erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço ímpio diante de si e depois for a um profeta para me consultar, eu, o Senhor, eu mesmo, responderei a ele.
8 Voltarei o meu rosto contra aquele homem e farei dele um exemplo e um objeto de zombaria. Eu o eliminarei do meio do meu povo. E vocês saberão que eu sou o Senhor.
9 E, se o profeta for enganado e levado a proferir uma profecia, eu, o Senhor, terei enganado aquele profeta, e estenderei o meu braço contra ele e o destruirei, tirando-o do meio de Israel, o meu povo.
10 O profeta será tão culpado quanto aquele que o consultar; ambos serão castigados. 11 Isso para que a nação de Israel não se desvie mais de mim, nem mais se contamine com todos os seus pecados. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Palavra do Soberano, o Senhor. Ezequiel 14
Deus condenou os lideres!! A sua mensagem, através de Ezequiel, foi clara: Arrependa-se! Desvie-se dos seus ídolos e renuncie a todas as práticas detestáveis!
Os lideres, aparentemente, pareciam adorar a Deus, afinal de contas eles visitavam o templo para oferecer seus sacrifícios. Porém, Deus sabia que não existia sinceridade pois eles ergueram ídolos em seus corações.
Assim como aconteceu com os israelitas e seus lideres, atualmente podemos ver muitos “apóstolos”, “bispos”, “patriarcas” junto com seus rebanhos estabelecendo ídolos em seus corações e isso os leva a correr atrás de riquezas e milagres com a intensidade e comprometimento que deveriam ser reservados somente ao único e verdadeiro Deus.
Vamos fugir da idolatria (seja ela qual for) e adorar, exaltar e louvar somente o Rei dos reis e o Senhor dos senhores!
Soli Deo gloria!