O que é amor? Segundo o dicionário Silveira Bueno, a definição de amor é essa: Afeição profunda; objeto dessa afeição; conjunto de fenômenos cerebrais e afetivos que constituem o instinto sexual; afeto a pessoas ou coisas; paixão; entusiasmo.
Já o dicionário da Bíblia de Estudo NTLH, defini o amor dessa forma: Sentimento de apreciação por alguém, acompanhado do desejo de fazer o bem. No relacionamento entre marido e mulher o amor envolve atração sexual e sentimento de posse.
Na primeira carta de João (4:8b) o apóstolo diz que Deus é amor e esse amor é a base da aliança, o fundamento da fidelidade e a razão da eleição do seu povo. Podemos ver também que Cristo é a maior expressão e prova de amor de Deus por todos nós.
Vale lembrar que o amor é a mais elevada qualidade cristã, devendo assim orientar todas as relações da vida com o próximo e com Deus. Esse amor envolve consagração a Deus e confiança total nEle, incluindo compaixão pelos inimigos e sacrificado em favor dos necessitados.
Paulo, em Romanos 12, escreve sobre o amor: O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. 10 Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.
11 Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. 12 Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. 13 Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. 14 Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem.
15 Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. 16 Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.
17 Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. 18 Façam todo o possível para viver em paz com todos. 19 Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei” , diz o Senhor.
20 Ao contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele” . 21 Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.
É tão difícil amar o próximo, imagina amar quem nos faz mal! Paulo nos ensina que o amor é um dom de Deus e somente através do Espírito Santo nós somos capacitados e temos a mente renovada por Cristo. Assim podemos expressar o amor de forma prática e adequada.
O Mestre, em Mateus 5:9, disse o seguinte: Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Quando amamos e fazemos bem a um inimigo, o efeito sobrenatural de amontoar brasas vivas sobre a mente e coração dele acontece.
Foi assim que Deus agiu com a humanidade ao enviar seu Filho para nos salvar: 16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. João 3
Autor: Uma Mensagem de Vida