Não é fácil respondermos a pergunta “por que?” diante da dor ou sofrimento em nossas vidas! Na época de Jesus, a maioria das pessoas teria dito que o sofrimento é resultado direto de uma vida de pecado.
Na história bíblica a seguir, o Mestre nos dá uma resposta diferente ao curar um homem que era cego de nascença.
1 Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. 2 Seus discípulos lhe perguntaram: “Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?”
3 Disse Jesus: Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele. 4 Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar.
5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. 6 Tendo dito isso, cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos do homem. 7 Então lhe disse: “Vá lavar-se no tanque de Siloé” (que significa “enviado” ). O homem foi, lavou-se e voltou vendo.
8 Seus vizinhos e os que anteriormente o tinham visto mendigando perguntaram: “Não é este o mesmo homem que costumava ficar sentado, mendigando?”
9 Alguns afirmavam que era ele. Outros diziam: “Não, apenas se parece com ele”. Mas ele próprio insistia: “Sou eu mesmo”. 10 “Então, como foram abertos os seus olhos?”, interrogaram-no eles.
11 Ele respondeu: “O homem chamado Jesus misturou terra com saliva, colocou-a nos meus olhos e me disse que fosse lavar-me em Siloé. Fui, lavei-me, e agora vejo”. 12 Eles lhe perguntaram: “Onde está esse homem?” “Não sei”, disse ele. João 9
Deus, por ser Soberano, não está preso ao tempo ou espaço, sendo assim, ele já sabia quais seriam as pessoas que, mesmo no sofrimento, glorificariam o Seu nome.
Jesus respondeu aos seus discípulos com evidências que comprovam a sua tese: Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.
Da mesma forma que Jesus curou o cego, Ele também pode nos curar dos temores emocionais e físicos, ou talvez prefira não curar. 8 “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. Isaias 55
Independente de curar ou não, nosso dever é descansar em Sua graça. O nosso desafio é encontrar conforto sabendo que mesmo em meio as trevas, Ele é a luz do mundo.
Certa vez, Guilherme Praxedes falou sobre esse texto e relacionou três atitudes que simplificam o nosso relacionamento com Deus:
1- Compreender que Jesus sempre nos vê primeiro.
2- Ter uma visão correta dos ensinos de Jesus.
3- Fazer o que Jesus pede: obedecer!
Soli Deo gloria!!