Em Lucas 18 vamos ler o encontro do Mestre com o homem rico, que por sinal, tinha suas dividas quanto a herdar a vida eterna. Assim que ouviu a pergunta, Jesus já tinha o diagnostico do homem! Acompanhe:
18 Certo homem importante lhe perguntou: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” 19 “Por que você me chama bom?”, respondeu Jesus. “Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus.
20 Você conhece os mandamentos: “Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe”. 21 “A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência”, disse ele.
22 Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: “Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me”.
23 Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico. 24 Vendo-o entristecido, Jesus disse: Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus
25 De fato, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. 26 Os que ouviram isso perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?”
27 Jesus respondeu: “O que é impossível para os homens é possível para Deus”. 28 Pedro lhe disse: “Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te!”
29 Respondeu Jesus: Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus 30 deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna.
O Mestre sabia que o homem rico tinha um amor muito grande por sua posição social e pelos bens e receitou algo, que para o homem rico, era radical: Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me.
Depois das Palavras de Jesus, a tristeza tomou conta do homem, pois ele era muito rico. Mas é bom lembrar que não tem problema em ser rico e ter bens, o problema é fazer do dinheiro um deus.
Semelhante ao homem rico, você e eu somos seduzidos pelo dinheiro. Somos atraídos pelas promessas de segurança e satisfação que o dinheiro “aparentemente” dá. Essa é uma situação delicada!
Se nós não dermos lugar para Jesus, teremos um sério problema de coração. E já dizia Jeremias: O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? 17:9
E no seu coração, quem anda reinando?
Soli Deo Gloria