Para quem vive no transito, no transporte público, principalmente nos horários de pico, sabe que a calma, no meio de toda uma agitação, é uma virtude a ser conquista.
Uma parada no sinal amarelo (o que deveria ser normal) ou uns dois segundos a mais no sinal verde (a maioria dos motoristas já está com o carro em primeira marcha) já é motivo para se ouvir um buzinaço, gesticulações e até palavrões.
Já nos ônibus, metros e ou trens as palavras: “dá licença”, “desculpe-me” e ou “obrigado” são pronunciadas por pouquíssimos passageiros, infelizmente!
Mas para isso, Salomão nos deixou um conselho: “O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela *insensatez.” Provérbios 14:29
O homem paciente tem o temperamento controlado, mas o precipitado tem um temperamento mesquinho e avarento e podemos compará-lo a um fogo sem controle.
E esse “fogo” sem controle leva a pessoa a tomar decisões sem pensar e no final causa amargura e culpa. E para evitar esse comportamento, devemos lembrar do conselho de Salomão: “O homem paciente dá prova de grande entendimento…”
E o mais importante: orar a Deus pedindo sabedoria para controlarmos o nosso temperamento e vencer a *ausência de prudência com humildade.
Pense nisso!