Com certeza você já reparou dentro de um consultório médico ou no escritório de advocacia, os diplomas expostos nas paredes. Mas por quê?
Simples: porque eles querem nos mostrar que são profissionais qualificados. Que tem credibilidade! Palavra essa que também quer dizer: atributo, qualidade, característica de quem ou do que é crível; confiabilidade.
No capítulo 7 de Esdras, o rei da Pérsia, Artaxerxes, o envia para Jerusalém. E o rei escreveu aquela carta de recomendação para abrir qualquer porta para Esdras.
Mas é bom lembrarmos que Esdras estava concentrado em três pontos: saber, obedecer e ensinar. Três verbos importantíssimos para a vida cristã.
Para que um pai, professor, discipulador, pastor, líder de ministério, você ou eu, tenhamos credibilidade, precisamos ser obedientes. E a exigência da obediência é saber exatamente a quem obedecer: a Deus.
João Calvino certa vez disse: A obediência é a mãe do verdadeiro conhecimento de Deus.
Nós queremos que os nossos diplomas provem que temos credibilidade para ensinar e liderar? Então hoje aprendemos com Esdras o que devemos fazer para merecê-los!
Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas. Esdras 7:10