Nós do site UMV – Uma Mensagem de Vida – parabenizamos todas as mulheres pelo seu dia. Deus abençoe todas as mulheres. 8 de março é uma data especial para refletirmos sobre a importância das mulheres em nossas vidas. Isto é, uma mulher sábia dedica a sua vida ao Senhor e busca o Reino de Deus em primeiro lugar, refletindo assim as bênçãos em todas as áreas de sua vida: no trabalho, nos negócios, em casa, na igreja, no lazer.
A mulher sábia que é casada também é uma bênção para o seu marido – “A mulher exemplar é a coroa do seu marido, mas a de comportamento vergonhoso é como câncer em seus ossos” – Provérbios 12:4. Se tem filhos, ela ensina-os a ter um relacionamento íntimo com Deus. A mulher sábia é abençoada por Deus. Provérbios 14:1 nos ensina: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua”.
MULHERES VALOROSAS
A Bíblia nos dá diversos exemplos de mulheres valorosas que, de fato, fizeram a diferença na história.
Sara, que significa princesa, foi cheia de fé, respeitosa, bonita e mãe do povo de Israel – Sara, já idosa, abandonou tudo para viver em tendas pelo resto da vida. Ela ficou sempre do lado de Abraão para o apoiar. Sara creu em Deus e, com 90 anos, seu sonho se realizou e ela teve um filho! Deus encheu seu coração de alegria – “E Sara disse: Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo.”
Miriã, irmã mais velha de Moisés, profetisa, líder de louvor, inteligente e muito respeitada entre os hebreus. Miriã nasceu e cresceu como escrava no Egito, mas ela cuidou de seu irmão bebê, Moisés, que depois tirou seu povo da escravidão. “E Miriã lhes respondia, cantando: Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro.” – Êxodo 15:21.
Raabe foi corajosa, crente em Deus e salvou a sua família. Raabe era uma prostituta de Jericó, mas ela salvou a vida de dois espiões hebreus. Por causa disso, sua família foi salva quando os hebreus atacaram Jericó. Por sua fé, uma mulher desprezada ganhou um lugar entre o povo de Israel, se tornou antepassada de Jesus e ganhou um lugar entre os heróis da fé! – “Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.” – Hebreus 11:31.
Débora foi juíza, profetisa e líder de guerra, que liderava Israel quando não havia rei. Ela convocou o exército e animou os guerreiros, que derrotaram os opressores. Debaixo da liderança de Débora, Israel teve paz durante 40 anos – “Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me levantei; levantou-se uma mãe em Israel.” – Juízes 5:7.
Rute foi leal, dedicada, trabalhadora e fiel a Deus. Rute não era israelita mas ganhou um lugar entre o povo de Deus por sua dedicação a Deus e seu amor à sua sogra. Ela abandonou sua casa e família para servir a Deus. Trabalhadora e respeitosa, Rute conquistou o coração de Boaz e foi a bisavó do rei Davi. – “Rute, porém, respondeu: Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!” – Rute 1:16.
Ana foi mulher de oração, fiel, adoradora e mãe do profeta Samuel. Ana não podia ter filhos, mas ela confiava em Deus e orou com fé por um filho. Quando Deus lhe deu um filho, ela o dedicou a Deus, em gratidão. Seu filho Samuel cresceu no templo e se tornou um grande profeta. – “Então Ana orou assim: Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação.” – 1 Samuel 2:1.
Ester era bonita, inteligente, sensata e corajosa. Ela era uma jovem israelita que ganhou o maior concurso de beleza do seu tempo e se tornou rainha da Pérsia. Ester foi muito corajosa e arriscou sua vida para salvar seu povo de um grande massacre. Deus deu beleza, graça e inteligência a Ester para que ela pudesse proteger seu povo – “O rei gostou mais de Ester do que de qualquer outra mulher; ela foi favorecida por ele e ganhou sua aprovação mais do que qualquer das outras virgens.” – Ester 2:17.
Maria, mãe de Jesus, era humilde, obediente e pensadora. Maria era uma jovem simples que foi escolhida para uma grande missão: ser a mãe de Jesus. Ela não rejeitou a missão, mas aceitou com fé. Maria certamente ajudou a educar Jesus e, anos mais tarde, o viu ressuscitado em glória! – “Respondeu Maria: Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra.” – Lucas 1:38.
Priscila foi Professora, corajosa, cooperadora e líder na igreja. Priscila é um exemplo de trabalho em equipe. Ela trabalhava junto com seu marido Áquila para espalhar a palavra de Deus. Eles eram amigos de Paulo e fundaram uma igreja em sua casa. Priscila e Áquila também ensinaram e prepararam um homem chamado Apolo para a obra de Deus. – “Saúdem Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus. Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios.” – Romanos 16:3-4.
Em Lucas, de 1 a 3, o autor nos mostra um resumo do trabalho de Jesus e informa que Ele era seguido por seus discípulos e também por algumas mulheres que fizeram a diferença na missão em terra do nosso Senhor.
“Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com Ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens.”
Você, mulher, talvez esteja enfrentando momentos difíceis, e até se inspirou nos ensinamentos de devoção a Deus das mulheres citadas. O Senhor se revela a ti todos os dias e você também poderá fazer a diferença se obedecer e praticar a Palavra de Deus. 1° Timóteo 3:11 diz: “As mulheres igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo”. A sabedoria e o exemplo de uma mulher, primeiramente, restauram todos os dias a sua vida e, consequentemente, alcançará àqueles em sua volta.
Parabéns às mulheres!
DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE!
BREVE CONTEXTO HISTÓRICO
8 de março é o Dia Internacional da Mulher. É uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, a data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.