A generosidade é a qualidade de quem ama dar. É uma dádiva aprimorada por meio do relacionamento permanente com Jesus Cristo. Infelizmente, hoje muitas pessoas são pães-duros, não compartilham o que tem e desobedecem às orientações do Altíssimo sobre a importância de ajudar ao próximo. “O que eu tenho é o mais importante e quem quiser ter igual que corra atrás.” Lamentavelmente este é o pensamento raso de muitos.
1 Timóteo 6:17-19 nos ensina:
“Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir. Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida”.
O que a Bíblia fala mais sobre generosidade?
Provérbios 22:9 diz: “Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre”. Em Atos dos Apóstolos 20:35 aprendemos que é melhor dar do que receber. “Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’.”
Além do mais, aprendemos em Provérbios 11:25 que o ser generoso prosperará: “O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá”. E não para por aí, pois o generoso aumentará a sua riqueza, como pode ver em Provérbios 11:24 – “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.”
Grandiosa em conselhos e ensinamentos, a Palavra de Deus não para por aí. Veja Provérbios 19:17 – “Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.” E mergulhados na Voz do Altíssimo, podemos observar que o generoso é um homem feliz: “Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios” – Salmos 112:5.
Todos nós, sem exceção, precisamos ser generosos. Deus requer mais generosidade de nossa parte. Por mais que o amor de muitos se esfriará, a chama do nosso coração deve permanecer acesa em Cristo Jesus. Ações generosas vindas do coração trarão enormes benefícios para as nossas vidas. Pense nisso!