Vamos iniciar a semana com a história de um homem amado e odiado. O personagem que mais ganhou capítulos no livro de Gênesis. Ele foi o 11º filho de Jacó, neto de Isaque e bisneto de Abraão. Foi pastor de ovelhas, escravo, prisioneiro e governador do Egito. Um servo fiel que Deus usou para salvar o povo da fome, miséria e morte. Este homem foi José.
Filho da velhice de Jacó, José era o preferido, o mais “paparicado” pelo seu pai. Com isso, seus irmãos movidos de ódio e inveja o destratavam constantemente. Prova desses dois terríveis sentimentos foi que seus irmãos pensaram matar o menino, mas graças à intervenção de Rúben decidiram vender José como escravo e assim ele foi servir Potifar, onde as provações só aumentaram para o nome de Deus ser glorificado na vida dele.
A vida de José nos mostra que o nosso futuro não precisa ser igual ao nosso passado. Ou seja, nem tudo que herdamos do lar, nem tudo que vimos e ouvimos dentro de casa precisa ter uma influência tão direta em nossos dias posteriores, inclusive quando são valores anticristãos. Tiago 3:16 nos ensina que “onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins”. Salomão afirma que “o ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos”.
Talvez, você que lê este texto já foi amado e odiado e isto te incomoda. Fique em paz. Siga sempre adiante e agrade ao Senhor nosso Deus. Todas as adversidades devem ser visualizadas com os olhos espirituais. Devemos depositar toda confiança e esperança no Altíssimo. José foi humilhado pela sua família. Seus irmãos machucaram muito ao seu pai Jacó quando falaram de sua morte. José foi perseguido diabolicamente pela esposa de Potifar, mas em tudo o Senhor preservou a sua vida.
Confie em Deus. Se entregue a Deus, pois Ele tem o poder absoluto sobre todas as coisas. Os momentos difíceis vão passar em nome de Jesus. Tudo tem uma lição. Todas as adversidades têm um propósito. Não desista no meio do caminho, pois até aqui o Senhor tem cuidado de nós! EXCELENTE SEMANA!