Um breve resumo sobre este homem de Deus
Samuel foi o último juiz de Israel e o primeiro profeta. Seus pais eram Elcana e Ana (sua mãe era estéril). Samuel foi pedido a Deus por Ana e entregue ao Senhor para ser bênção. Elcana era descendente de Levi, da linhagem sacerdotal de Arão.
Samuel iniciou seu serviço no tabernáculo de Siló, ainda muito jovem. Mesmo com as influências ruins dos filhos de Eli (Hofni e Finéias) permaneceu firme e sustentado em seu compromisso com Deus.
Israel falhou como tribo e nação e, neste contexto, Deus levantou Samuel em um período de grave crise na história desse povo. Ele foi juiz, sacerdote e profeta. Deixou um legado imensurável e todas as tribos ouviram sobre este homem chamado Samuel (1 Samuel 3.20).
“E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor.”
Samuel foi um juiz fiel. Viveu a teocracia ideal. Deu forma à vida política de Israel. Unificou as tribos. Obteve vitória contra os filisteus. Samuel ungiu o primeiro e o segundo rei de Israel (Saul e Davi).
Samuel, o profeta, não viu Davi assumir o trono. Morreu, foi sepultado e lamentado por toda a nação. Ele foi um servo fiel. Está entre os heróis da fé (Hebreus 11.32-35 ).
“Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.”
Samuel tinha o compromisso de levar a Palavra de Deus a todas as tribos. Era zeloso no ensino e no aconselhamento. Samuel foi um homem de oração e registrado como um dos maiores intercessores da Bíblia (Salmo 99.6).
“Moisés e Arão foram sacerdotes de Deus, e Samuel orava a ele; eles clamavam a Deus, o SENHOR, e ele respondia.”
QUAIS SÃO AS LIÇÕES DEIXADAS POR SAMUEL?
PRIMEIRO PONTO
Samuel foi um profeta de Deus e um fiel transmissor da Palavra do Altíssimo. Seu coração ardia para as coisas de Deus. Ele era um homem cheio do poder de Deus porque anunciava palavras poderosas. A palavra de Deus era verdade na boca de Samuel. Este profeta não era uma barra de gelo.
Samuel era uma fornalha queimando acesa por Deus. Pregava uma mensagem que a lógica é fogo.
Samuel tinha consciência de que o avivamento verdadeiro só ocorreria em Israel se de fato ascendesse uma fogueira dos céus em seu coração.
Samuel acreditava no que pregava. Samuel acreditava no dono da Palavra. Samuel era um graveto seco nas mãos do Todo-poderoso.
SEGUNDO PONTO
Samuel era um conselheiro diretivo. Ou seja, diante do povo de Israel o profeta confrontava o problema à Luz da Palavra de Deus. Ele diagnosticava, tratava e tinha o remédio para necessário.
Veja o exemplo de 1 Samuel 15.22-23 quando Samuel anunciou a Saul sua rejeição:
“Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”
Que Deus abençoe nossas vidas e todos ensinamentos aprendidos sejam colocados em prática em nosso dia-a-dia. Precisamos estar cheios do poder de Deus.
Reconhecer nossas limitações, rejeitar a vida pecaminosa e buscar permanentemente a Deus nos ajudarão a trilhar um caminho seguro rumo à vida eterna.
PARA NOSSA MEDITAÇÃO – Salmo 51:17
“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”
Samuel foi este homem!
E se praticarmos o Salmo 51:17 também seremos!