O tempo passa e a Palavra de Deus continua VIVA, VERDADEIRA E EFICAZ. Recentemente, um movimento se levantou e propôs, sem sucesso, a atualização da Bíblia Sagrada. A todo momento, a verdade que é Cristo e Cristo que é a verdade, é confrontada de todas as formas. Diante disso, vamos analisar os sete versículos do livro de Gênesis, capítulo 3, e já trazer à reflexão. Vejamos:
1) Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
Podemos analisar neste primeiro versículo que Eva cometeu um erro fatal. ESTABELECEU DIÁLOGO COM O MAU. O inimigo, representado pela serpente astuta, apropriou-se das próprias palavras de Deus: “É assim que Deus disse: ‘não comereis de toda a árvore do jardim?’”. E Eva caiu nesta armadilha!
2) E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3) Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
O diálogo continuou e Eva disse tudo que a serpente astuta já sabia. Insistiu no erro gravíssimo de estabelecer um diálogo com o MAU. A Palavra de Deus nos ensina: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós”. Com o adversário das trevas não tem conversa. A única saída dos momentos de tentações é invocar e clamar ao nome do Senhor Jesus.
4) Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Perceba que o mau sempre tenta nos manipular. O pecado é uma fraude. O pecado é traiçoeiro. E o salário do pecado é a morte. Vejamos que no versículo três, a serpente utiliza das palavras do próprio Deus para em seguida desmentir o Altíssimo e enganar Eva. Isto é, o diálogo não deveria ter se iniciado com o pai da mentira.
5) Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
Quando queremos dialogar com o mau existe uma mistura desordenada, onde a própria serpente vai nos conduzindo a ponta do penhasco com a promessa de que lá haverá vida, quando na verdade tem somente a queda e a morte.
6) E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Quando estabelecemos diálogo com o mau, nossa mente é cauterizada. Nos tornamos presas fáceis. Ficamos vulneráveis. Tapamos os ouvidos para a coisa de Deus e cedemos ao mau. Nos tornando assim *inimigos de Deus, contaminamos outras pessoas por meio dos olhos carnais, acreditando nos prazeres mundanos. Passamos a viver pela carne e não pelo **Espírito.
Tiago 4:4 – “Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.”
Romanos 8:5-6 – “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.”
7) Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
Adão e Eva desobedeceram a Deus. Caíram no laço da serpente. Dialogaram com o mau. Deram ouvidos ao mau. E só não foram destruídos graças a misericórdia sem fim do nosso Deus.
CONCLUSÃO
Não flerte com o mau. Fuja! Corra! Passe bem longe. Não enfrente o mau. Em contrapartida, exagere-se de Deus. Medite na Palavra do Altíssimo dia e noite. Ore sem cessar. Busque ao Senhor com toda a sua alma. Tenha sede de Deus. Nós confiamos na verdade que é Cristo. Nós servimos ao Deus da verdade e jamais devemos nos deixar contaminar com mentiras, disfarces ou seja qual for a enganação das trevas.
Vejamos novamente Romanos 8:5-6 – “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.”