O Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos 5.35-43, narra exclusivamente a história da filha de Jairo, quando o Autor da Vida “acordou” a menina que dormia. Mas, em versículos anteriores, a Bíblia traz com detalhes o encontro entre Jesus e Jairo. Vamos acompanhar!
Tendo Jesus voltado no barco para o outro lado (após ter libertado o endemoniado de Gadarena), grande multidão se aproximou dele, e eis que se achega até Jesus um homem chamado Jairo, um dos principais da sinagoga, desesperado e prostrou lhe aos pés de Jesus. Insistentemente suplicou ajuda, pois a sua filha estava doente e precisava de amparo. Jairo pediu a Jesus que fosse com ele até a sua casa para impor as mãos e curá-la. JESUS FOI!
A CURA DA MULHER DO FLUXO DE SANGUE
No caminho, a multidão lhe apertava pois todos gostariam de permanecer próximos a Jesus. Neste contexto, surge a mulher do fluxo de sangue, que há 12 anos sofria de uma hemorragia. Não havia mais esperança e ela já havia gastado todo o seu dinheiro com médicos e nenhum conseguiu curá-la. Mas, naquele momento, ela viu a oportunidade de se consultar com os médicos dos médicos. Neste consultório não tinha agenda, não tinha fila de espera, não cobrava, mas a cura era garantida.
A mulher do fluxo de sangue sabia do histórico deste médico. Sabia das coisas impossíveis que realizava e gostaria muito de tocá-lo. Mesmo com grande multidão, ela não desistiu. Foi por trás de Jesus, e tocou as suas vestes. Jesus, reconhecendo que de si saiu poder, parou, virou para a multidão e perguntou quem tinha lhe tocado. Os discípulos lhe disseram: “Mestre vê que a multidão lhe aperta e pergunta quem lhe tocou?”
Jesus, porém, olha ao redor para ver quem havia lhe tocado. Então a mulher atemorizada e com medo, se prostrou diante de Jesus e contou lhe toda a verdade do que havia feito. E o médico dos médicos disse: “Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e fica livre do teu mal.
A MORTE DA FILHA DE JAIRO
Falara ainda com a mulher do fluxo de sangue, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga e disseram a Jairo: “Por que ainda incomodas o Mestre? A sua filha morreu”. Jesus, sem ligar para as palavras proferidas, disse ao chefe da sinagoga: “Não temas, crê somente”. Chegando à casa da menina, Jesus viu um alvoroço, muito choro e diversas pessoas pranteavam. Ao entrar na residência, Jesus disse por que vocês choram? A criança não está morta, ela apenas dorme.
Imediatamente, todos que choravam riam dele, não acreditando em suas palavras. Jesus, então, pediu para todos saírem e que ficassem apenas o pai, a mãe, Pedro, Tiago e João. Depressa, Jesus a tomou pela mão e disse: “Talita cume!, que quer dizer: ‘MENINA, EU TE MANDO, LEVANTA-TE’”. A menina de 12 anos se levantou e andou. Todos ficaram admirados com o poder de Jesus, que pediu para dar de comer à garota.
COM QUEM VOCÊ TEM ANDADO?
Após esta introdução, vamos agora analisar os versículos em tela de Marcos 5, do 35 ao 43 (e alguns anteriores), e conferir as 10 vantagens que temos quando andamos com Jesus. Primeiramente, andar, segundo o dicionário, é: mover; mudar de lugar; estar em atividade; ter desenvolvimento; caminhar; deslocar-se.
Você vai andar com alguém que não sabe o caminho? Com certeza NÃO! Mas quando falamos em andar, impossível não pensar em caminho. Na Bíblia temos alguns versos interessantes sobre caminhos.
“Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos!” – Salmos 128.1
“Respondeu Jesus: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.’” – João 14.6
“E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.” – Mateus 4.18-20
Quando falamos em andar, temos a opção de caminhar só ou andar com alguém! Vejamos então as 10 vantagens de andar com Jesus.
PRIMEIRA VANTAGEM
Quando me prostro diante do Senhor demostro minha total dependência e tenho a sua companhia nos momentos de dores, sofrimentos e doenças (v.23-24). Jairo, mesmo sendo um dos grandes da sinagoga, reconheceu que apenas Jesus o poderia socorrer.
SEGUNDA VANTAGEM
Quando andamos com Jesus precisamos entender que não sou eu que está na direção, mas ele tem o controle do tempo e de cada detalhe (v.27). Jairo estava andando com Jesus, mas teve que esperar o milagre da mulher do fluxo de sangue. Ele viu um milagre ao lado de Jesus para depois ser contemplado diretamente com um milagre, também ao lado de Jesus.
TERCEIRA VANTAGEM
Quando andamos com Jesus contemplamos os milagres na vida das pessoas para entendermos que não somos exclusividades para Deus. Deus ama a todos e veio para salvar todos os pecadores (v.30). Todas as pessoas têm problemas e alguns até maiores do que os nossos. Jairo estava com a filha doente, mas a mulher do fluxo de sangue já sofria há 12 anos e, no entendimento de Jesus, aquele milagre para estancar o sangue daquela mulher, era prioritário.
QUARTA VANTAGEM
Quando andamos com Jesus comprovamos o seu poder e aprendemos que a fé SALVA, TRAZ PAZ E NOS LIVRO do mau (v.34). Jairo viu de perto, ao lado de Jesus, a mulher do fluxo de sangue ser restaurada. E mais: ele entendeu que a fé salva, traz paz e nos livra do mau.
IMPORTANTE: a mulher do fluxo de sangue deveria ser apedrejada pois ela não poderia tocar ninguém e era considerada impura. Ninguém podia andar com ela. MAS ELA QUERIA ANDAR COM JESUS.
QUINTA VANTAGEM
Quando andamos com JESUS temos PLENA CONFIANÇA mesmo diante das péssimas notícias. As pessoas nos trazem más notícias, mas Jesus olha para nós e diz: “NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE.” Após Jairo ver presencialmente o milagre da mulher do fluxo de sangue, pessoas chegaram a ele e disseram que a sua filha estava morta e Jairo não deveria mais incomodar o Mestre. Como Jairo permaneceu com Jesus, não saiu correndo, preferiu continuar andando com Jesus, foi amparado pelo Mestre e animado.
SEXTA VANTAGEM
Quando andamos com Jesus temos destino certo. Jesus não parou mais porque sabia que agora a filha de Jairo era total prioridade. Jesus não interrompeu mais o percurso. Foi direto para a casa de Jairo, e Jairo ao seu lado (v.37).
SÉTIMA VANTAGEM
Quando andamos com Jesus estamos distantes de qualquer alvoroço, podemos até chegar perto dele, mas jamais estaremos dominados por qualquer que seja o alvoroço. Esta é mais uma vantagem de andar com Jesus (v.39). Se Jairo saísse correndo e fosse para a sua casa assim que recebeu a notícia da morte da sua filha, ele estaria no alvoroço. Entretanto, Jairo escolheu continuar com Jesus e ficar distante do alvoroço.
OITAVA VANTAGEM
Quando andamos com Jesus não estamos rindo com os zombadores, mas acreditando fielmente nas palavras do Mestre (não temas, crê tu somente) – v.40. Quando Jesus disse que a menina dormia, muitos riram do Mestre e foram convidados a se retirarem da casa. Quando andamos com Jesus, mesmo que os nossos olhos vejam a morte, NÃO PODEMOS ESQUECER QUE ELE É O AUTOR DA VIDA.
NONA VANTAGEM
Quando andamos com Jesus vemos o choro se tornar em alegria, a morte se transformar em vida, a tragédia ser dominada pelo milagre e o Rei dos Reis comprovando quem é o autor da vida (v.41).
DÉCIMA VANTAGEM
Quando andamos com Jesus podemos até ver os milagres na vida dos outros primeiramente (como foi o caso de Jairo que viu a mulher do fluxo de sangue ser regenerada), mas pela nossa fidelidade e persistência também seremos agraciados pelo poder de Deus. VEREMOS OS MILAGRES PRESENCIALMENTE (V.42)
QUE ESTA PALAVRA TE AJUDE A ANDAR OU PERMANECER NESTE CAMINHO COM JESUS, PORQUE SOMENTE COM ELE TEREMOS PLENA SEGURANÇA. DEUS ABENÇOE IMENSAMENTE A SUA VIDA.