Quão rico e precioso é o Salmo 51.17 – “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” Este trecho é animador, mostra o caminho e indica o local onde sempre devemos estar, que é nos pés do Senhor Jesus, reconhecendo nossas limitações e total dependência dEle. Sem o Altíssimo eu não sou nada, jamais conseguirei progredir.
Nenhum outro salmo expressa tão plenamente a experiência pela qual passa a alma que tenha sido guiada ao arrependimento, sua humilde confissão de pecado (Salmo 51.3,4,5), seu desejo intenso de ser perdoado pelos méritos do sangue de Cristo (Salmo 51.7), sua ansiedade para que o Senhor lhe conceda um coração puro (Salmo 51.10) e a sua vontade de oferecer, de render algo a Deus por todos os seus benefícios.
Diante desta introdução, podemos diferenciar o coração contrito do coração natural.
O CORAÇÃO NATURAL É UM CORAÇÃO NÃO FERIDO, NÃO QUEBRANTADO.
A Lei de Deus, suas misericórdias e as aflições que acontecem não quebrantam o coração natural. Ouve-se falar da Lei de Deus e de sua misericórdia e continua impassível. É mais duro que uma pedra. Nada há no universo de tão duro.
POR QUE É TÃO DURO O CORAÇÃO NATURAL?
Em primeiro lugar, há um véu sobre ele. O coração do homem natural se encontra coberto por um véu espesso. Não creem na Bíblia, nem no rigor da Lei, nem na ira que há de vir, e um trágico véu cobre seus olhos. Outro ponto é que Satanás é o dono do coração natural. O homem natural está morto em delitos e pecados. Os mortos não ouvem, não sentem, carecem de sentimentos e de sensibilidade. O coração natural confia mais em qualquer refúgio falso, no refúgio de mentira.
Devemos pedir a Deus para nos livrar da maldição de um coração morto, não quebrantado, não contrito e não humilhado, porque você não passará muito tempo tranquilo em sua falsa confiança.
O CORAÇÃO DO CRENTE É UM CORAÇÃO QUEBRANTADO EM DOIS ASPECTOS:
PRIMEIRO, porque a obra de Cristo se mostra tão perfeita, com sabedoria e poder de Deus. Vendo na obra da cruz a justiça de Deus.
SEGUNDO, porque a Graça de Cristo tem tanto esplendor! Que maravilha é toda a justiça de Cristo tão excelsa e divina ser oferecida gratuitamente ao pecador!
NO CORAÇÃO QUEBRANTADO FOI DESFEITO SEU AMOR PELO PECADO – QUANDO UM HOMEM CRÊ EM CRISTO, SE DÁ CONTA ENTÃO DE QUE O PECADO É REPUGNANTE.
AS VANTAGENS DE UM CORAÇÃO QUEBRANTADO
- Você será guardado de se ofender por causa da pregação da cruz.
- O coração quebrantado descansa no final
- Não pode acontecer nenhum mal ao coração quebrantado (veja explicação abaixo para esta “contradição”)
Para os não convertidos, como é trágico o leito de morte, ou da enfermidade, agitado e inquieto como um animal selvagem aprisionado na rede. Em vez disso, o coração quebrantado está satisfeito e sereno em Cristo. Cristo lhe é suficiente, não tem mais outras ambições. Ainda que tudo desapareça, seu amor, o amor de Cristo permanece. É como uma criança de meses no colo de sua mãe, confiante e seguro.
Você conhece este seguro descanso?
Passou da hora de se quebrantar diante do Senhor!
DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE!