Os dias são difíceis e confusos. Diariamente, ajustamos os óculos do pessimismo em nosso rosto e vemos a vida embaçada, desfocada com zero de nitidez. Não acredito mais em pessoas, instituições, relacionamentos, amizades, entre outros. Transformei minha vida em um barco furado diante de um oceano imenso, somente esperando ele afundar até que eu venha desfalecer. Perdi a fé em tudo, ou talvez nunca tive uma fé verdadeira.
O capítulo 2 de Tiago trata com muita propriedade sobre a fé, e a partir desses versos refletiremos alguns aspectos da fé. Mas, primeiramente veremos as características de uma fé morta:
- É uma fé que não desemboca em vida santa (a verdade chegou à mente, mas não desceu ao coração – ele crê na verdade, mas não é transformado por essa verdade)
- É uma fé meramente intelectual
- É uma fé que não produz frutos dignos de arrependimento
- É uma fé sem nenhum valor (fé sem obras é inoperante)
- É uma fé incompleta (as obras que consumam a fé)
- É uma fé morta (fé sem obras é morta)
OPOSTO DA FÉ MORTA É A FÉ VIVA
A fé é uma doutrina chave do cristianismo. O pecador é salvo pela fé (Efésios. 2.8-9). O justo vive pela fé (Romanos 1.17). Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6). Tudo o que é feito sem fé, é pecado (Romanos 14.23).
MAS OS DEMÔNIOS TÊM FÉ?
Tiago aborda isso no capítulo 2, verso 19 – “Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem – e tremem!” E OS DEMÔNIOS TÊM UM ESTÁGIO DE FÉ MAIS AVANÇADO DO QUE MUITOS CRENTES, INFELIZMENTE:
Os demônios creem que Deus é um só (mas essa crença não pode salvá-lo). Os demônios creem na divindade de Cristo (Marcos 3.11-12). Os demônios creem na existência de um lugar de penalidades eternas (Lucas 8.30-31). Os demônios creem que Cristo é o Supremo Juiz que os julgará.
MAS E A FÉ SALVADORA?
A fé salvadora está baseada na Palavra de Deus. A fé salvadora envolve todo o ser humano (intelecto, emoções e vontade) – A mente entende a verdade, o coração deseja a verdade, a vontade age com base na verdade. A fé salvadora conduz a ação (grande exemplo de Abraão) – A obediência de Abraão comprovou de que ele já estava salvo (a fé grande produtora das obras).
CONCLUSÃO
Uma vida plena só temos em Cristo Jesus – “Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” – João 15.11. Sem Deus nada funciona, eu e você fracassaremos. Temos apenas uma opção: amar o Senhor de todo o meu coração.
Conforme destacamos no texto da semana passada, devemos amar a Deus por quem ele é, e não por coisas banais e fúteis. Um dia Jesus morreu na cruz para nossa salvar e resgatar toda a humanidade. Um amor inigualável e verdadeiro. Olhe para Cristo e não para circunstancias. Deus é o autor do mundo, maravilhoso e príncipe da Paz.
Rende-se ao Pai, porque a sua saída, salvação e a alegria estão em Cristo Jesus. Sem Deus nada podemos. Esteja disposto a um relacionamento permanente com ele, pois você contemplará mudanças inigualáveis em sua vida. VIVA COM DEUS E TENHA PAZ EM UM MUNDO DE GUERRAS E DECEPÇÕES. Louvado seja Deus.
VIVA COM DEUS E VIVA PARA SEMPRE!
CONFIRA OUTROS VERSOS QUE FALAM DE FÉ
Hebreus 11.1 – “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.”
Marcos 9.23 – “Ao que lhe disse Jesus: Se podes! – tudo é possível ao que crê.”
Mateus 21.21 – “Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito.”
Mateus 17.20 – “Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível.“
Hebreus 11.6 – “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”
DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE!