Os fariseus formavam o mais rígido, conservador e mais legalista de todos os grupos de judeus nos dias de Jesus. Eles eram admirados pela sociedade judaica, pois criaram um sistema rígido (e opressor) como forma de fazer as pessoas “obedecerem” às leis estabelecidas por Deus.
Em primeira análise, isso pode parecer bom, pois demonstra uma boa intenção em zelar pelo cumprimento dos mandamentos de Deus. Porém, se existe um ditado popular muito válido para esta situação é “de boas intenções o inferno está cheio”. Ser legalista SEMPRE estará associado ao fato do indivíduo acreditar que ao cumprir as regras/leis/mandamentos, ele será merecedor do favor e da salvação divina. Claro que isso é uma mentira!
Podemos ver o legalismo até mesmo um pouco antes da QUEDA de Adão e Eva. O capítulo 3 de Gênesis, versos 2 e 3, revelam claramente uma imprecisão de Eva ao dizer à serpente o que Deus lhe havia falado sobre comer o fruto da árvore. Veja:
2) E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3) Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Segundo o relato da mulher, Deus disse para “NÃO COMER” e “NEM TOCAR”. Mas realmente foi isso o que Deus disse? Vamos analisar o ÚNICO mandamento dado a Adão e Eva.
GÊNESIS 2.16-17
16) E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim,
17) mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.
É claro e evidente que Deus ordenou apenas que eles NÃO COMESSEM!
Podemos aprender muito com essa postura legalista de Adão e Eva, ou até mesmo dos fariseus. Deus deixou importantes mandamentos ao seu povo e precisamos respeitar e obedecer cada um deles, porém, nossa vida não deve orbitar uma lista de regras diárias. O apostolo Paulo foi muito claro ao dizer que “A lei não era capaz de nos salvar por causa da fraqueza de nossa natureza humana, por isso Deus fez o que a lei era incapaz de fazer ao enviar seu Filho…“.
Mesmo Eva dizendo que Deus ordenou “NÃO comer” e criando um segundo mandamento, o “NÃO tocar”, ela e seu esposo PECARAM. Precisamos ter essa realidade clara em nossos corações: por mais que tenhamos zelo pela Palavra de Deus, isso não é garantia de uma vida IMPAR, PERFEITA e SEM MÁCULA. Somente Cristo é a garantia certeira de uma vida ACEITÁVEL diante de Deus.
Podemos criar infinitas leis, regras ou modos de obedecer ao Senhor Deus, mas a natureza da carne sempre será mais forte se antes não tivermos Jesus Cristo e o Santo Espírito em nossas vidas. Podemos até dizer em voz alta: “Deus disse isso” ou “Deus disse aquilo”, podemos conhecer cada mandamento, podemos até ensinar os outros, MAS SEM JESUS, ficará sempre em palavras ou atos vazios.
Confie em Deus, confie em Jesus e peça forças ao Espírito Santo. Não se deixe levar pelo legalismo, pois ele apenas lhe mostrará a regra e não lhe dará a força necessária para cumpri-la.
DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE!