Jesus ensina a amar o inimigo!

E esse é um novo ensino jamais visto no Antigo Testamento!! Jesus mostrou a todos (as pessoas da época e a nós) que amando e orando por nossos inimigos, podemos vencer o mal com o bem. Acompanhe:

Vocês ouviram o que foi dito: “Ame o seu próximo [Lv.19:18] e odeie o seu inimigo”. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos [Alguns manuscritos acrescentam abençoem os que os amaldiçoam, façam o bem aos que os odeiam] e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. 

Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos [Os publicanos eram coletores de impostos, malvistos pelo povo] fazem isso!

E se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês. Mateus 5: 43 a 48

Os fariseus fizeram uma interpretação errônea de Levítico 19:18 “Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.”  e do Salmo 139: 19 a 22

Quem dera matasses os ímpios, ó Deus! Afastem-se de mim os assassinos! Porque falam de ti com maldade; em vão rebelam-se contra ti.

Acaso não odeio os que te odeiam, Senhor? E não detesto os que se revoltam contra ti? Tenho por eles ódio implacável! Considero-os inimigos meus!

É bom esclarecer que alguns Salmos são chamados de Salmos Imprecatórios, ou seja, aqueles em que o autor pede a Deus que castigue os seus inimigos. (69, 109 e 137)

Imprecar é pedir a Deus que traga castigo (ou bênçãos) a uma pessoa ou a um grupo. Ao ler os Salmos Imprecatórios, é preciso levar em conta o seguinte: 1- Eles se situam nos tempos da revelação do Antigo Testamento, 2- Não é o ódio pessoal, mas de zelo pela causa de Deus: era Israel e o seu Deus contra o mal, 3- Não é justiça feita pela próprias mãos: a Deus pertence a vingança (Dt 32:35), 4- Ainda não havia uma revelação clara do Juízo Final, quando os maus serão castigados e 5- A revelação completa do amor veio com Jesus Cristo. (Mt 5: 43 a 48)

Os fariseus amavam somente aqueles que os amavam e odiavam seus inimigos, mas Jesus disse que devemos amar os nossos inimigos. Se nós amarmos e tratarmos nossos inimigos bem, vamos demonstrar que Jesus verdadeiramente é o Senhor da nossa vida.

Isto só será possível àqueles que se entregam completamente a Deus, porque só Ele pode nos livrar do egoísmo em nossa natureza humana. Vamos confiar no Espírito Santo, pois somente Ele nos ajuda a demonstrar amor aos nossos inimigos.

Autor: Uma Mensagem de Vida

 

Respostas de 2