Os versículos de hoje estão no livro de Miquéias, que foi um dos grandes profetas do oitavo século A.C. Ele viveu na mesma época dos profetas Isaías, Oséias e Amós. Miquéias era natuaral de Morosete, nas proximidades de Gate, cerca de 32 quilômetros a sudoeste de Jerusalém.
No capítulo sete, versículos de um a sete, Miquéias fala em nome da cidade de Jerusalém (no texto hebraico, “mim” é feminino), lamentando a corrupção moral, tanto na vida pública como nas famílias.
Acompanhe (na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH) e veja como esses versículos se parecem com os dias de hoje:
1) Ai de mim! Sou como um homem faminto que depois da colheita procura figos nas figueiras e uva nas parreiras, mas não encontra nada porque todas as uvas e todos os figos maduros foram colhidos.
2) No país inteiro não há uma só pessoa honesta, nem uma que obedeça a DEUS. Todos estão procurando matar os outros; cada um procura pôr o seu patrício na cadeia.
3) Todos estão prontos para fazer o que é mau. Autoridades exigem dinheiro por fora, e juízes recebem presentes para torcer a justiça. Os poderosos contam como vão satisfazer os seus maus desejos. Todos planejam fazer coisas más.
4) Mesmo as melhores pessoas, as que são mais honestas, não valem mais do que espinheiros. Mas está chegando o dia em que DEUS vai castigá-los, conforme os vigias dEle, isto é, os profetas, anunciaram. Naquele dia, haverá confusão geral.
5) Não acreditem nos vizinhos, nem confiem nos amigos. Cada um tome cuidado até com o que diz à sua mulher.
6) Pois hoje em dia os filhos desprezam os pais, as filhas desobedecem às mães, e as noras brigam com as sogras; e os piores inimigos de qualquer pessoa são os próprios parentes.
7) Eu, porém, ponho a minha esperança em DEUS, o Senhor, e confio firmemente que Ele me salvará. O meu DEUS me atenderá.
Pois é, como nos dias atuais, Miquéias observava como a sociedade à sua volta estava corrompida. Os reis exigiam presentes; os juízes aceitavam subornos e a corrupção era universal. Miquéias não conseguia, em qualquer parte da nação, encontrar uma pessoa justa. Mesmo hoje em dia, a justiça (sinceridade, honestidade e integridade) é difícil de ser encontrada.
A sociedade racionalizou o pecado e até os cristãos às vezes comprometem princípios que são ensinados na Bíblia a fim de fazer o que desejam. Mas não podemos esquecer que os padrões de honestidade vêm de DEUS e não da sociedade. Precisamos ser honestos porque DEUS é a verdade, e devemos ser como Ele.
Portanto, quando vivemos de acordo com a Sua vontade, podemos começar a exercer alguma influência sobre nossa família, sociedade e o mundo em que vivemos.
Autor: Uma Mensagem de Vida