“O Senhor Deus disse a Samuel: Até quando você vai continuar a ter pena de Saul? Eu não quero mais que ele seja rei de Israel. Encha um chifre com azeite e leve com você. Depois vá a Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, pois eu escolhi um dos filhos dele para ser rei.
Como posso fazer isso? Respondeu Samuel. Se Saul souber disso, ele me mata! O Senhor respondeu: Leve um bezerro e diga que você foi lá para oferecer um sacrifício ao Senhor, e depois eu lhe digo o que fazer. Você ungirá como rei aquele que eu indicar.
Samuel fez o que o Senhor DEUS havia mandando e foi a Belém. Quando chegou lá, os líderes da cidade foram tremendo encontrá-lo e perguntaram: A sua visita é de paz? Sim!, respondeu ele. Eu vim oferecer um sacrifício a DEUS. Purifiquem-se e venham comigo. Ele mandou que Jessé e os seus filhos se purificassem e os convidou para o sacrifício.
Quando eles chegaram, Samuel viu Eliabe, um dos filhos de Jessé, e pensou: Este homem que está aqui na presença de Deus, o Senhor, certamente é aquele que o Senhor escolheu. Mas o Senhor disse: Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem, Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas Eu vejo o coração.*
Então Jessé chamou o seu filho Abinadabe e o levou a Samuel, mas Samuel disse: Este também não foi escolhido pelo Senhor. Aí Jessé trouxe o seu filho Simeia. E Samuel disse: O Senhor Deus também não escolheu este.
Assim Jessé apresentou a Samuel sete dos seus filhos. E Samuel disse: O Senhor Deus não escolheu nenhum destes.
E perguntou Samuel: Você não tem mais nenhum filho? Jessé respondeu: Tenho mais um, o caçula, mas ele está fora, tomando conta das ovelhas. Então mande chamá-lo!, disse Samuel. Nós não vamos oferecer o sacrifício enquanto ele não vier.
Aí Jessé mandou buscá-lo. Era um belo rapaz, saudável e de olhos brilhantes. E o Senhor disse a Samuel: É este mesmo. Unja-o. Samuel pegou o chifre cheio de azeite e ungiu Davi na frente dos seus irmãos. E o Espírito do Senhor dominou Davi e daquele dia em diante ficou com ele. E Samuel voltou para Ramá.” 1 Samuel 16: 1 a 13 (N.T.L.H**)
Saul, até então rei de Israel, era alto e bonito; um homem impressionante, assim, Samuel tentava encontrar alguém que parecesse com ele para ser o próximo rei, mas Deus deixou claro que Samuel não deveria julgar pela aparência. Ao decidir pelo aspecto físico, não se observa virtudes individuais que faltam nas qualidades físicas que a sociedade tanto admira. Deus nos deixou uma grande lição, mostrando que a aparência não revela como a pessoa é na verdade ou quais são seus verdadeiros valores.
Felizmente, Deus julga pela fé e pelo caráter; não pela aparência. E porque só Ele pode ver o nosso interior, apenas o Senhor pode julgar com precisão. A maioria das pessoas, preocupa-se muito com a sua aparência externa, mas na verdade elas deveriam fazer muito mais para desenvolver o seu caráter.
Vamos nos lembrar sempre: enquanto todos podem ver o nosso rosto, apenas cada um de nós e Deus sabemos realmente como é cada coração.
Que passos devemos dar para melhorar a atitude dos nossos corações?
Autor: Uma Mensagem de Vida
(Nova Tradução na Linguagem de Hoje**)
infelizmente as pessoas julguem pela aparência, mesmo sabendo, que o verdadeiro valor está no carater n da pessoa. E a maioria das pessoas usa mascaras, ainda bem que o Senhor Jesus Cristo vê o coração e não a aparência.
Linda mensagem Deus abençoe.
adorei esta mensagem
Glória a DEUS por isso Dionisio.
DEUS abençoe!
Um abraço,
Uma Mensagem de Vida