No capítulo 3 de 1 Coríntios, Paulo fala sobre as divisões na igreja de Corinto. O que ele explica é que Deus é quem determina o trabalho que cada um deve fazer, por isso, nenhum deles é mais importante do que os outros.
Os vários grupos (os de Pedro, os de Apolo e os de Paulo) se formaram porque as pessoas pensavam que o seu líder era mais importante do que os outros. Assim, aqueles coríntios estavam se comportando como se pertencessem a este mundo e não como pessoas que são guiadas pelo Espírito Santo.
Perceba que nos versículos 18, 19, 20 e 21, Paulo nos alerta sobre o “ser sábio conforme a sabedoria humana”. Acompanhe:
“Que ninguém engane a si mesmo! Se algum de vocês pensa que é sábio conforme a sabedoria humana, então precisa se tornar louco para ser, de fato, sábio.
Pois aquilo que este mundo acha que é sabedoria Deus acha que é loucura. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Deus pega os sábios nas suas esperteza’. E também: ‘O Senhor sabe que os pensamentos dos sábios não valem nada’.
Ninguém deve se orgulhar daquilo que as pessoas podem fazer. Pois tudo é de vocês, isto é, Paulo, Apolo, Pedro, este mundo, a vida e a morte, o presente e o futuro. Tudo isso pertence a vocês.”
Entenda que Paulo não estava dizendo aos cristãos de coríntios que eles deveriam descurar a busca do conhecimento. Ele estava advertindo a não glorificarem a sabedoria deste mundo.
O modo de pensar de Deus é muito superior ao nosso, Ele conhece todos os pensamentos fúteis dos “sábios”. Os coríntios se gabavam da sabedoria de seus líderes e ensinadores.
O orgulho os fazia dar mais valor ao mensageiro do que à mensagem. Só devemos depositar nossa confiança em Deus! Somente nEle!!
Autor: Uma Mensagem de Vida